Para relembrar os quatro anos da tragédia ambiental de Mariana, o Canal Brasil exibe nesta terça (05), “Quando a Terra Treme”, curta de ficção dirigido por Walter Salles. Doisanos, o cineasta foi a Minas Gerais para conhecer de perto os efeitos do crime e transformou em ficção – com roteiro assinado por Gabriela Amaral Almeida – a dor dos moradores desabrigados pelo desastre. Maeve Jinkings estrela o elenco do filme, que mostra o difícil cotidiano de quem sobreviveu à catástrofe, convivendo com a perda de entes queridos e as condições precárias de quem viu a vida escorrer em meio aos detritos.

Na trama, Maeve Jinkings vive Luciana, professora que após perder tudo no rompimento da barragem e ter seu marido na lista de desaparecidos, tenta superar o trauma ao lado do filho Guto, que ainda guarda esperanças em ter o pai de volta. Dia após dia, Luciana e Guto tentam se adaptar às condições adversas de uma vida pós-desastre, nutrindo expectativas e desejos diferentes, e que os mantêm vivos. Sozinhos e habitantes de uma terra arrasada, eles precisam reaprender a viver do zero, e usar a dor para curar a dor.

No dia 05 de novembro de 2015, uma barragem se rompeu em Minas Gerais formando um rio de lama tóxica de força descomunal que varreu vilarejos, espalhando-se por mais de 600 km, destruindo o ecossistema do Rio Doce e deixando centenas de desabrigados, 19 mortos e uma pessoa desaparecida.

“Quando a Terra Treme” estreia dia 05 de novembro, às 21h50 no Canal Brasil.