Salve, salve, pessoal! Feriado chegando em diversos estados brasileiros e na quinta-feira tem filmes novos nas principais salas brasileiras.

A artista Linn da Quebrada tem recebido destaque nas últimas semanas devido a sua atuação na série “Segunda Chance”, da TV Globo. Nesta quinta, dia 21 de novembro, chega aos cinemas o documentário Bixa Travesty. O corpo político de Linn da Quebrada, cantora transexual negra, é a força motriz do documentário, que captura a sua esfera pública e privada, ambas marcadas não só por sua presença de palco inusitada, mas também por sua incessante luta pela desconstrução de estereótipos de gênero, classe e raça.

Outro documentário nacional que estreia é UMA – Luz dos Himalaias. A produção retrata a fé que movimenta milhares de visitantes de diferentes partes do mundo todos os anos à Índia. Elas vão ao encontro do Rio Ganges. Segundo à tradição, o lugar proporciona autoconhecimento e cura de traumas do passado, na medida em que ele simboliza a sabedoria ancestral indiana, encarnando uma fonte de conhecimento para aqueles que têm dúvidas sobre seus caminhos.

Quer mais cinema nacional? Então confira o terror Recife Assombrado. A busca de Hermano pelo seu irmão desaparecido na capital pernambucana, uma cidade assombrada por seres de lendas populares e assustadoras.

É fã da PJ Harvey? Então se liga no documentário PJ Harvey: Um cão chamado dinheiro. Documentário que a narra o caminho percorrido pela cantora e compositora PJ Harvey na criação do seu último álbum.

Da África do Sul chega a biografia Fogo contra fogo. Baseado na história real de Solomon Kalushi Mahlangu, um jovem vendedor ambulante que, atraído pelo o movimento de libertação, luta contra um opressivo governo do Apartheid sul-africano na cidade de Pretória. Quando ele e seus companheiros são abordados pela polícia durante uma missão, Solomon sofre duas acusações de homicídio e passa a ter que provar sua inocência e lutar por sua vida.

O drama Mais que vencedores é outra opção da semana. O técnico de basquete, John Harrison, vê sua vida ao avesso quando a escola onde ele e sua esposa, Amy Harrison, ensinam é impactada pelo fechamento da maior fábrica da cidade. Em meio às incertezas e forçado a treinar um esporte do qual ele não gosta, John é inspirado por uma amizade surpreendente e uma atleta improvável, Hannah. Rumo a uma jornada de desafios e descobertas, John e Hannah seguem na maior corrida de suas vidas.

Pra quem busca um pouco de comédia a opção é Um dia de chuva em Nova York. Gatsby e sua namorada Ashleigh decidem passar um fim de semana na cidade, mas o que era pra ser uma aventura romântica acaba tomando um rumo inesperado. Aspirante a jornalista, Ashleigh conhece um diretor de cinema, que a convida para a exibição de seu mais recente trabalho. Gatsby, por sua vez, encontra a irmã mais nova de sua ex-namorada. Um dia de chuva em Nova York será o suficiente para que Ashleigh redescubra suas verdadeiras paixões e Gatsby aprenda que só se vive uma vez.

Pra garotada tem a animação O reino gelado – a terra dos espelhos. Um poderoso rei quase perdeu sua família por causa das ações maléficas da Rainha da Neve. Ele encontra uma maneira de banir toda a magia do mundo – todos aqueles que possuem poderes mágicos agora estão presos da “Terra dos Espelhos”. A única pessoa que pode impedi-lo e manter o conto de fadas em nosso mundo é Gerda, já que o seu maior poder não é sua fé na bondade e amizade.

Midway – batalha em alto mar é a opção para quem gosta de ação. A verdadeira história por trás da batalha mais importante da Guerra do Pacífico, que foi crucial para a vitória dos Aliados na Segunda Guerra Mundial. Um relato de amizade, sacríficio e coragem dos homens que, contra todas as previsões, triunfaram diante de um poderoso adversário: a força naval japonesa.

O drama A vida invisível estreia com exclusividade nesta quinta apenas nos cinemas do nordeste brasileiro. Rio de Janeiro, 1950. Eurídice, 18, e Guida, 20, são duas irmãs inseparáveis. Ambas têm um sonho: uma, se tornar uma pianista profissional; a outra, encontrar o amor verdadeiro. As duas são separadas pelo pai e forçadas a viver distantes. Sozinhas, elas irão tomar as rédeas dos seus destinos, enquanto nunca desistem da esperança de se reencontrar.

Outra opção de drama é A grande mentira. O golpista Roy Courtnay mal consegue acreditar em sua sorte quando conhece a viúva endinheirada Betty McLeish online. Quando Betty abre sua casa e vida para ele, Roy fica surpreso ao perceber que está se afeiçoando a ela, transformando o que deveria ser somente mais um golpe na corda bamba mais traiçoeira de sua vida.

Fechando a semana está o terror Medo profundo – O segundo ataque. Quatro adolescentes viajam para explorar uma cidade maia submersa. Uma vez lá dentro, a empolgação das jovens se transforma em um choque de terror quando descobrem que as ruínas submersas são um campo de caça para os grandes e mortais tubarões brancos. Com seus suprimentos de ar diminuindo constantemente, as amigas devem navegar pelo labirinto subaquático de cavernas claustrofóbicas e túneis sinistros em busca de uma saída do inferno aquático.