Canal Brasil exibe nesta terça-feira (05), “Semente da Música Brasileira”, documentário de Patricia Terra que conta um pouco da história do Bar Semente e investiga os ares míticos do espaço. A pequena casa inaugurada em 1998 sob os Arcos da Lapa foi ponto de encontro e berço de grandes artistas da MPB como Yamandu Costa, Teresa Cristina, Zé Paulo Becker e Roberta Sá, entre tantos outros, e ganhou notoriedade por abrigar animadas rodas de samba e choro, sem hora para acabar, em um ambiente no qual palco e plateia se confundiam.

Cabe à primeira dona, Regina Weissmann, atuar como fio condutor do roteiro durante a maior parte do filme. A empresária fala sobre a fundação do espaço, as dificuldades para manter o negócio funcionando com pouquíssimo dinheiro e a vontade de ser, como o nome sugere, uma semente a germinar talentos da música brasileira.

Com um extenso material de arquivo, o filme resgata fotos e vídeos dos primeiros anos de funcionamento do bar, que se tornou ponto de encontro de artistas emergentes na cena cultural nacional. Naquele pequeno palco sem separação para o público, grandes rodas de samba e choro aconteceram, conduzidas por Zé Paulo Becker, Casuarina, Nicolas Krassik, Trio Madeira Brasil, Roberta Sá e Teresa Cristina.

Os depoimentos de quem viu e fez a casa acontecer narram histórias deliciosas sobre esse pequeno reduto de gigantesca importância para a música brasileira onde, vez ou outra, era possível se deparar com uma inesperada presença – às vezes, com direito à canja – de Chico Buarque, dos norte-americanos da Dave Matthews Band ou do britânico Sting.

O gaúcho Yamandu lembra a chegada ao Rio de Janeiro e a identificação imediata com os artistas locais; a potiguar Roberta Sá reforça a importância do bar em sua formação musical e a carioca Teresa Cristina comenta como os encontros ali realizados eram emblemáticos. Ao som de sambas e choros, o relato de um lugar que fez florescer alguns dos mais talentosos nomes da arte carioca.

“Semente da Música Brasileira” estreia dia 05 de novembro, às 20h10 no Canal Brasil.