O arqueólogo Blue Nelson trabalha na busca por evidências da presença de povos vikings na América e o Discovery acompanha de perto as expedições cheias de aventura que ele empreende pelo extremo norte do continente. A partir de quinta-feira (28), a série inédita “Em Busca dos Vikings” (America’s Lost Vikings) segue os passos de Nelson e de sua dupla, o também arqueólogo e cinegrafista Michael Arbuthnot – juntos, eles esperam fazer descobertas que podem mudar aquilo que entendemos sobre a história do continente.

Os episódios documentam as incursões da dupla pelos ares, mares e territórios intocados, durante as quais a tecnologia do século XXI é utilizada para refazer a trilha de vikings que teriam estado na América 500 anos antes da chegada de Cristóvão Colombo.

A missão começa na ilha de Newfoundland, na costa leste do Canadá – lá, na década de 1960, o casal de pesquisadores Helge Ingstad e Anne Stine Ingstad encontrou evidências cruciais durante oito anos de explorações arqueológicas no sítio que recebeu o nome de L’Anse aux Meadows.

Testes posteriores mostraram que os materiais recolhidos nas ruínas do local datam de aproximadamente mil anos, ou seja, muito antes de Colombo. A ilha é a única evidência concreta da presença de vikings na América, mas Nelson e Michael estão decididos a mostrar que eles foram muito além de Newfoundland, adentrando o continente.

A dupla já realizou expedições por diversas partes dos Estados Unidos e agora está pronta para recolher evidências que confirmem sua principal hipótese: os vikings se estabeleceram na América muito antes da chegada de Colombo. Na série, eles seguem recolhendo materiais que serão comparados aos itens já catalogados, descobertos na Europa e em L’Anse aux Meadows, e que passarão por exame cuidadoso com auxilio das mais avançadas ferramentas e pesquisas.

Em Busca dos Vikings” estreia dia 28 de novembro, às 22h no canal Discovery.