As melhores histórias sobre carros icônicos não estão dentro do capô nem na ficha técnica do manual do fabricante – testemunhas da história e objetos de desejo, alguns desses modelos protagonizam casos reais dignos de roteiros de suspense. “Auto/Biografia” (Auto/Biography), nova série que o Discovery Turbo estreia neste sábado (23) narra em linguagem true crime esses contos insólitos que envolvem carros clássicos – entre insígnias como Ferrari, Chevy e Porsche.

Cada um dos episódios da temporada tem duração de uma hora e conta um caso diferente com a ajuda de Tim Donahue, historiador especializado na indústria automotiva, e do produtor audiovisual Michael May. O mistério e o suspense dão o tom da narrativa que transfere a estética das séries true crime para o universo dos carros.

Os enigmas investigados pela temporada de estreia da série incluem a Ferrari que foi “enterrada”, o Chevy que apareceu no fundo de um lago, o Porsche “mal-assombrado” e até o famoso Lotus Esprit S1, que simplesmente desapareceu após servir a James Bond em “007 – O Espião que me Amava”, em 1977. Donahue e May contam cada história em detalhes com o auxílio de entrevistas com especialistas, investigadores, jornalistas, proprietários de automóveis e até alguns dos criminosos envolvidos.

“Auto/Biografia” estreia dia 23 de novembro, às 21h20 no Discovery Turbo.