A HBO estreia o documentário “Refavela 40″, sobre o icônico LP do cantor Gilberto Gil, “Refavela”, lançado em 1977. O filme estreia nesta segunda (19) no canal HBO como parte da “Temporada de Documentários HBO”. Dirigido por Mini Kerti, o longa celebra as mais de quatro décadas do álbum.

Refavela 40″ aborda a importância histórica do disco “Refavela”, criado a partir da experiência de Gilberto Gil no Festival Mundial da Arte e da Cultura Negras, realizado na Nigéria, e apresenta vários depoimentos inéditos e imagens de arquivo. O documentário conta com as presenças de Rubão Sabino, baixista; Robertinho Silva, baterista; e Djalma Corrêa, percussionista, que acompanharam o cantor na turnê africana.

Depoimentos do cantor Dom Filó, do antropólogo Hermano Vianna, do compositor Paulinho Camafeu e do Vovô do Ilê revelam o aspecto visionário – e a relevância – que “Refavela” ganha cada vez mais com o passar do tempo. Além disso, o filho de Gilberto Gil, Bem Gil, conversa com o pai e Roberto Santana, produtor do disco, sobre os clássicos inesquecíveis da obra, como “Ilê Ayê” e “Sítio do Pica-Pau Amarelo”.

Para fechar com chave de ouro, “Refavela 40″ exibe também o show na Concha Acústica de Salvador, realizado em 2017, que integrou turnê comemorativa ao álbum. A apresentação, conduzida por Bem Gil, contou com a participação especial das cantoras Céu e Maíra Freitas, de Moreno Veloso, filho mais velho de Caetano Veloso, e do próprio Gilberto Gil.

“Refavela 40” estreia dia 19 de novembro, às 22h no canal HBO.