A terça-feira (05) traz um especial totalmente dedicado ao cinema nacional no Telecine Cult. A programação reúne filmes aclamados, como “Central Do Brasil”, “Que Horas Ela Volta?” e “Aquarius”.

“Que Horas Ela Volta?”, de Anna Muylaert, abre o especial, às 13h. A pernambucana Val (Regina Casé) se mudou para São Paulo para dar melhores condições de vida para a filha, Jéssica (Camila Márdila). Agora, anos depois, ela lhe telefona dizendo que vai para a cidade prestar vestibular. Porém, o comportamento da adolescente complica as relações na casa de seus patrões (Karine Teles e Lourenço Mutarelli).

Às 15h, vai ao ar “Aquarius”, de Kleber Mendonça Filho. Jornalista aposentada, viúva e mãe de três filhos adultos, Clara (Sônia Braga) vive há muitos anos em um antigo edifício na Praia da Boa Viagem. Querendo fazer do local um novo empreendimento, uma construtora tenta de todas as formas comprar o apartamento de Clara, que é a única moradora que se recusa a vender. Indicado a Palma de Ouro no Festival de Cannes.
Em “As Boas Maneiras”, às 17h45, Clara vive na periferia de São Paulo e é contratada por Ana para cuidar de seu filho ainda não nascido. Uma atmosfera de tensão é criada conforme a gestação avança, e Ana passa a mostrar comportamentos sinistros nas noites de lua cheia. Marjorie Estiano, Isabél Zuaa e Miguel Lobo estão no elenco.
No clássico “Gabriela”, fugindo da seca, Gabriela (Sônia Braga) chega a Ilhéus e encanta a todos com sua beleza e sensualidade. Nacib (Marcello Mastroianni), o propietário de um dos bares mais movimentados da região, logo se envolve com ela e os dois se casam. Apesar da intensa paixão, o relacionamento deles fica abalado quando Gabriela é infiel. Obra dirigida por Bruno Barreto e baseada no romance de Jorge Amado.
Às 22h, estreia a versão restaurada de “Central Do Brasil”. Dora escreve cartas para analfabetos na Central do Brasil. Uma de suas clientes tenta reaproximar o filho do pai. Ao sair da estação, ela morre e Dora acolhe a criança, partindo em busca do pai desaparecido.

De Walter Salles, com Fernanda Montenegro, Marília Pêra, Vinicius De Oliveira e Matheus Nachtergaele no elenco.

Finalizando o especial,, à 0h05 vai ao ar “Tinta Bruta”. Pedro é um adolescente tímido que foi expulso da faculdade após uma possível agressão. Vivendo com a irmã, o garoto gasta seu tempo fazendo performances eróticas para a internet. Quando um estranho rouba a cena postando vídeos semelhantes aos seus, ele decide ir atrás do responsável. Vencedor do Teddy Award e do Art Cinema Award (CICAE) no Festival de Berlim.

Especial Nacional vai ao ar no dia 05 de novembro, a partir das 13h no Telecine Cult.