Em celebração ao Dia da Consciência Negra, a TV Cultura traz ao ar uma programação especial entre segunda-feira (18) e sábado (24).

A programação tem inicio com “Mosaicos – A Arte de Tim Maia” no dia 18 de novembro, à 00h45. De segunda para terça-feira, a emissora exibe do documentário musical A Arte de Tim Maia, que resgata falas e números musicais do cantor, entre eles, uma versão de Azul da Cor do Mar. Além disso, o programa também conta com depoimentos de três personagens que conviveram com o “Síndico”: os compositores Carlos Dafé e Skowa e o instrumentista Paulinho Guitarra.

Na terça-feira, dia 19 de novembro, às 22h15, o #Provocações entrevista o autor de ficção científica e fantasia afroamericana Ale Santos. Nos últimos tempos, o escritor tem se afastado da ficção para mergulhar na história real da população negra e de sua cultura. Na edição, Ale Santos conta para Marcelo Tas um pouco mais sobre isso.

Na quarta-feira, dia 20 de novembro, às 22h15, o “Opinião Nacional” discute a afirmação da identidade negra e também o racismo na sociedade brasileira. Para falar sobre o tema, a edição convida o jurista e filósofo Silvio Luiz de Almeida, criador do termo “racismo estrutural”, e a rapper e historiadora Preta Rara, responsável por criar a página “Eu, empregada doméstica” no Facebook.

Ainda na quarta-feira, às 22h45, a emissora exibe o Troféu Raça Negra 2019. O evento, que neste ano presta homenagem ao ator e cantor Tony Tornado, premia indivíduos e grupos que contribuíram para o avanço da população afro-brasileira.

Na quinta-feira, 21 de novembro, às 18h45, o “Papo de Mãe” promove um debate sobre racismo e maternidade. Para aprofundar o assunto, as apresentadoras Roberta Manreza e Mariana Kotscho conversam com a socióloga Najara Lima Costa, a educadora social Rafael Nunes e a ginecologista Ligia Rodrigues.

Na sexta-feira (22), às 23h45, a TV Cultura reapresenta o programa “Ensaio” do saudoso e consagrado Fernando Faro – com o Racionais MC’s. Na edição, o grupo fala sobre a origem do nome Racionais MC’s, funk, samba e rap, além de cantar sucessos como Jesus Chorou, Vida Loka Diário de Um Detento.

No sábado (23), às 22h, vai ao ar o documentário “Os Faraós Negros: Império Dourado”A produção da FOX explora o antigo lar do reino de Kush, o atual Sudão, para descobrir os mistérios de suas pirâmides e tesouros. No programa, arqueólogos usam todos os meios possíveis – de robôs a escaladores – em busca de pistas sobre essa cultura negligenciada.

Enquanto isso, no domingo (24), às 23h30, a emissora exibe uma edição sobre Candomblé da série “Retratos da Fé”. No episódio, a produção visita o terreiro do Gantois, fundado em 1849, onde Mãe Ângela destaca a trajetória da religião e explica alguns costumes e tradições.

Semana da Consciência Negra na TV Cultura, do dia 18 a 24 de novembro.