No dia em que o artista Ivald Granato completaria 70 anos, o canal Arte 1 exibe o documentário “Granato 70”, com direção de Rogério Gallo. No especial inédito na televisão brasileira, acompanhamos Granato na produção de uma tela enquanto ele relembra sua trajetória e reflete sobre influências e o sistema da arte. O documentário inclui também registros históricos de performances e fotos do arquivo pessoal do artista.

Granato conta detalhes de sua entrada precoce na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que ele considera a época mais fascinante de sua vida, quando começou a construir seu repertório.

O artista revela ainda que seu exercício diário era equilibrar o lado intelectual e o humor. Incomodado com a especulação do mercado da arte, em 2010, quando a entrevista foi gravada, ele já mostrava uma preocupação com o legado que deixaria para o futuro.

Com gestos rápidos e firmes, Ivald Granato parece dançar diante da obra em andamento no cavalete. A cada pincelada, dizia “sentir” as necessidades da pintura.

O artista morreu em 3 de julho de 2016, aos 66 anos, vítima de uma parada cardíaca. O canal Arte1 exibe “Granato 70” no dia 29 de dezembro, às 22h30.