A série inédita “Cientistas Brasileiros entre os Melhores” estreia neste sábado (11), em rede nacional, pela TV Brasil. Com 13 episódios de 26 minutos, a obra independente apresenta o trabalho de cientistas do país cujas descobertas, pesquisas ou patentes tiveram reconhecimento internacional.

Em formato de docudrama, produção híbrida em que o gênero se situa entre o documentário e a ficção, a série combina essas linguagens à animação para abordar diversas áreas da ciência. A proposta é mostrar a importância dos especialistas do Brasil para o desenvolvimento científico e tecnológico mundial.

Realizada pela produtora mineira Immagini Animation Studios, a obra destaca estudos potenciais sobre assuntos variados como desenvolvimento de vacinas e medicamentos, mudanças climáticas, tratamento de doenças com células-tronco embrionárias, genoma, nanoestruturas de carbono, violência e importância do sono para o aprendizado.

Para explanar sobre esses temas, os especialistas convidados de cada episódio são cientistas como Rochel Lago, Humberto Correa, Ricardo Gazzinelli, Paulo Artaxo, Lygia da Veiga, Frederico Garcia, Sérgio Pena, Vanderlei Bagnato, Ado Jório, Sidarta Ribeiro, Renato Lima, Maria José Campagnole e Elza Melo.

Os pesquisadores entrevistados na série representam uma parcela da elite científica brasileira responsável por reconhecimentos internacionais de contribuições e descobertas para o desenvolvimento científico-tecnológico, em busca da melhora da qualidade de vida das pessoas.

“Cientistas Brasileiros entre os Melhores” estreia dia 11 de janeiro, às 9h30 na TV Brasil.