O crescimento desenfreado da população de serpentes píton tornou-se um problema de grandes proporções – ecológico e de saúde pública – para o estado americano da Flórida. Ali, no entorno da região pantanosa do Parque Nacional Everglades, os répteis multiplicam-se, atacam humanos e comprometem o equilíbrio ambiental.

É neste cenário de contenção urgente que entram em cena Dusty Crum e sua equipe, os Caçadores de Pítons (Guardians of The Glades). A partir desta quinta-feira, 13 de fevereiro, às 21h15, o Discovery acompanha o trabalho de Dusty no trabalho diário de captura de serpentes constritoras que vêm dizimando populações inteiras de aves, mamíferos e até outros répteis.

Acredita-se que as serpentes, sobretudo a variedade conhecida como píton birmanesa, tenham sido trazidas aos Everglades pelo furacão Andrew, ocorrido em 1992. Um centro de reprodução da espécie foi destruído pela tempestade, liberando os animais do cativeiro. Desde então, a população de cobras só aumenta, fora de controle. Na última década, foi registrado grave declínio de mamíferos, problema diretamente relacionado a esses répteis.