Uma universidade que indenizou descendentes de escravos e o depoimento de um homem que sofreu abusos sexuais em um presídio norte-americano estão entre os destaques do “Conexão com The New York Times” desta sexta-feira (13). Apresentado por Ana Paula Padrão, o programa é uma parceria do BandNews TV com o jornal americano The New York Times e conta com reportagens exclusivas e investigativas.

Nesta semana, a atração revela como uma grande instituição dos Estados Unidos aceitou indenizar 8.000 descendentes de pessoas escravizadas no passado pelos seus fundadores. O valor pago pela Georgetown University financeiramente não é grandioso, mas tem uma importância enorme historicamente. É a primeira vez que uma reparação como essa acontece no mundo.

Dados da reportagem especial sobre os estupros que ocorrem no sistema prisional dos Estados Unidos também são alarmantes. Duzentas mil pessoas são abusadas sexualmente, e o poder público e a sociedade são coniventes. Um condenado que já foi estuprado e vendido como escravo sexual dentro da prisão explica o que ele passou enquanto cumpria sua pena.

“Conexão com The New York Times” vai ao ar dia 13 de março, às 21h30 no BandNews TV.