Para orientar a população com orientações nesse período de isolamento social por conta do coronavírus, o programa Impressões desta quarta, dia 25 de março às 23h, na TV Brasil, traz como convidado o médico Antônio Geraldo, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria e da Associação Psiquiátrica da América Latina. A entrevista também pode ser conferida no aplicativo EBC Play.

Diante de um vírus que parou cidades, atividades econômicas e pessoas, um dos grandes desafios dos profissionais de saúde que cuidam da mente tem sido disseminar recomendações para que a pandemia do Covid-19 não se alastre como uma epidemia de doenças psíquicas, como a depressão e a ansiedade.

A principal medida a ser adotada nesta fase em que grande parte da população brasileira e mundial está confinada em seus lares é estabelecer uma rotina. O médico Antônio Geraldo explica para a jornalista Katiuscia Neri que é preciso tomar consciência de que não se trata de um período de férias.

Na visão do especialista, é importante definir claramente horários para dormir, acordar e realizar tarefas possíveis dentro dos limites físicos que o vírus nos impôs. “A rotina é para disciplinar, colocar regras e ficar claro que você precisa trabalhar, lavar roupa e cozinhar. Você vai lavar a louça que você nunca lavou. Vou aproveitar e passar água e sabão em todas as maçanetas da casa, vou me proteger”.