Acontecimentos que marcaram a trajetória dos Estados Unidos e tiveram impacto mundial, reunidos em uma série que revela o que livros e aulas de história não contam por inteiro. “Histórias Secretas”, nova série do Smithsonian Channel estreia nesta sexta (22), com um episódio sobre as chamadas bruxas de Salém e a histeria coletiva envolvida na condução dos julgamentos da época.

Na sexta-feira seguinte (29), também às 22h, destaque para o episódio “Pandemia 1918”. Poucos sabem, mas a doença que ficou conhecida como “gripe espanhola” pode ter surgido no interior dos Estados Unidos e se espalhado pelo mundo devido à negligência e censura imposta pelos dirigentes da época. Nesse capítulo dedicado ao tema, novas evidências vêm à tona, na tentativa de responder a uma série de questões (entre elas, o que hoje já é fato comprovado: uma nova pandemia, ainda em curso, foi capaz, mais uma vez, de paralisar o mundo).

Outras histórias reveladas na série envolvem: uma nova versão sobre o ataque japonês a Pearl Harbour, em 1941; uma explosão de grandes proporções em território siberiano, em 1982, possivelmente orquestrada pela CIA (serviço secreto americano); um capítulo da Guerra Civil americana que pode ter mudado o curso do conflito e culminado no assassinato do presidente Abraham Lincoln.

Histórias Secretas” estreia dia 22 de maio, às 22h no Smithsonian Channel.