Olá, internautas

Com a paralisação das competições futebolísticas, a programação da TV brasileira se viu obrigada a encontrar novos caminhos. A TV Globo reprisa partidas históricas da seleção brasileira. No entanto, neste domingo (10/05), a emissora viu seus índices de audiência encolherem com a reprise da conquista da medalha de ouro do futebol feminino, sob batuta de Marta. A goleada por 5 a zero sobre os Estados Unidos registrou 11 pontos de média. A conquista do penta registrou 21 pontos.

A Band também reprisa partidas, só que de times. Conquistas do Corinthians no Brasileirão ganharam destaque nos últimos domingos. Renata Fan com o “Jogo Aberto”, que agora ganhou um belo cenário, e Neto com o seu “Os Donos da Bola” utilizam da criatividade para a continuidade da exibição diária focada no esporte. Os dois, normalmente, comandam entrevistas com jogadores em suas residências.

O esporte também faz parte do DNA da TV Gazeta. Os tradicionais “Mesa Redonda” e “Gazeta Esportiva” foram afetados pelo novo Coronavírus. A atração de Flavio Prado até chegou a exibir a decisão histórica entre São Paulo e Guarani no Campeonato Brasileiro de 1986.

Já o “Gazeta Esportiva” cedeu espaço para a prestação de serviço diante da pandemia que preocupa a humanidade. Celso Cardoso e Michelle Giannella comandam o “Plantão da Saúde” que sempre exibe reportagens com a equipe do “Gazeta Esportiva” pelas ruas de São Paulo. Nesta quarta-feira (13/05), o repórter Guilherme Camarda denunciou a aglomeração que ocorre na 25 de março, tradicional via comercial na capital paulista. Lojas estão fechadas, mas ambulantes permanecem na região.

Celso e Michelle, no estúdio, entrevistam especialistas de saúde que trazem um panorama sobre o vírus. Os apresentadores sempre passam orientações aos telespectadores diante do crescimento de infectados pela Covid-19. Em uma linguagem popular. Ótimo trabalho jornalístico.

A TV Gazeta acerta com o “Plantão da Saúde”.

Fabio Maksymczuk