A chegada do Disney+ continua mexendo com o mercado de streaming em todo o mundo. Na última sexta (26), a Disney anunciou o encerramento dos canais Disney Channel, Disney XD e Disney Junior no mercado do Reino Unido, a partir do dia 1 de outubro. Desta forma, o serviço Disney+ passa a ser a única forma de acesso a conteúdos da marca.

A notícia já havia sido passada aqui pelo VCFAZ em maio, quando a Disney decidiu encerrar alguns de seus canais em países como Itália, Alemanha, França, Espanha e do próprio Reino Unido. Mas o encerramento dos 3 principais canais da marca em um mercado tão desenvolvido, como o inglês, surpreende e sinaliza que a Disney deve apostar tudo no novo serviço de streaming, deixando cada vez mais fora de seu portfólio a experiência de TV linear.

A razão para a confiança da Disney no encerramento dos canais e na aposta pelo Disney+ está no sucesso do serviço de streaming nos países onde ele já existe: lançado em novembro de 2019, já alcançou a marca de 54 milhões de assinantes. Assim, tudo indica que a extinção dos canais deverá acontecer em outros países onde o serviço será lançado, de forma gradual, como a Disney vem realizando.

No Brasil, o lançamento do Disney+ continua previsto para o segundo semestre. Rumores não confirmados dão conta de que o lançamento pode ser antecipado, devido ao alto consumo de serviços de streaming durante a pandemia do coronavírus – mas tais rumores não foram confirmados, já que o lançamento depende de questões contratuais entre a Disney e as diversas plataformas de TV existentes.

O que é o Disney+?

O Disney+ é o novo serviço de streaming da Disney, que junta as melhores histórias da Disney, Pixar, Marvel, Star Wars e National Geographic (e muito mais). Promete trazer desde lançamentos a clássicos, além de diversos programas de TV e conteúdos originais exclusivos, como The Mandalorian.

Destaques do serviço:
• Uma experiência premium sem anúncios, por um preço baixo (nos EUA, US$ 6,99 por mês)
• Acesso a lançamentos, clássicos e temporadas completas de programas de TV
• Downloads ilimitados em até 10 dispositivos
• Mais de 100 títulos em 4K UHD e HDR
• A capacidade de assistir em quatro telas ao mesmo tempo, sem custo extra