O mundo visto na perspectiva das espécies diminutas se parece com uma galáxia distante, povoada por seres alienígenas dotados de verdadeiros superpoderes. É esse universo de cores, formas e comportamentos tão estranhos aos humanos que “Pequenos Gigantes da Natureza” (Little Giants), nova série do Animal Planet, desvenda.

Com estreia nesta quarta-feira (17), a série é apresentada pelo autor de livros sobre vida selvagem Bradley Trevor Greive e reúne, em imagens captadas com a ajuda de tecnologia de ponta, registros das habilidades especiais dessas criaturas pequeninas que dominam o planeta bem debaixo de nossos olhos. São insetos, répteis, anfíbios e mamíferos que prosperam nos mais diversos habitats, da aridez dos desertos às selvas úmidas.

Com meia hora de duração, os episódios vistam habitats diversos em expedições lideradas por Bradley e pelo biodesigner Billy Almon. A cada semana, a missão consiste em encontrar um pequeno gigante em um destino diferente – onde a dupla vasculha tocas, arbustos, cavernas, rios e árvores. Depois de encontrar uma dessas criaturinhas, Bradley e Billy a levam para um laboratório remoto, onde fazem testes.

Colocar a lupa sobre esses animais faz com que Bradley e Billy descubram como funcionam os verdadeiros superpoderes que eles possuem: há mamíferos que conseguem planar, répteis que são capazes de mudar a cor de sua couraça, insetos com corpos de proporções malucas, e ainda animais pequeninos e aparentemente inofensivos que secretam substâncias letais.

“Pequenos Gigantes da Natureza” estreia dia 17 de junho, às 21h no Animal Planet.