Na quarta-feira (17), a série “Quilos Mortais” (My 600lb Life) chega à oitava temporada no canal Discovery. Os episódios inéditos acompanham por 12 meses as rotinas de homens e mulheres que aderiram a um tratamento drástico contra a obesidade severa, condição que representa a perda da mobilidade, de autonomia, além de consequências graves à saúde.

Após diversos tratamentos que não surtiram efeito e sofrimento diário para realizar tarefas corriqueiras – tais como movimentar-se de um cômodo a outro, tomar banho e levantar da cama – os participantes da série decidiram aderir ao programa de emagrecimento destinado a pessoas com obesidade severa, que pesam mais de 270 quilos, sob supervisão do médico Dr. Nowzaradan.

Os episódios na nova safra são documentários que acompanham os participantes em um momento crítico de suas vidas. Eles encontraram a motivação para a mudança e estão dispostos a seguir em frente com reeducação alimentar, rotina de exercícios e intervenções cirúrgicas que fazem parte do projeto para emagrecimento.

A cada semana, as câmeras de “Quilos Mortais” vão a um lar, onde captam as circunstâncias dramáticas em que os participantes se encontram e, ao longo de um ano, vão segui-los em todas as etapas do tratamento: das visitas iniciais ao médico, passando pelo centro cirúrgico, pós-operatório e toda a adaptação necessária para que recobrem o controle sobre seus corpos.

Em entrevistas exclusivas para a série, os protagonistas contam suas sensações, medos e dúvidas. Narram as dificuldades que trouxeram a necessidade de mudança, a apreensão que precede as cirurgias e, ao reverem as fotos antigas, revisitam o próprio passado e a relação com seus corpos.  Para essas pessoas, o consultório do Dr. Nowzaradan representa a chance de recomeço – ali aparecem histórias individuais de extrema dor física e emocional, mas também de esperança e vontade de vencer.

O documentário de estreia da oitava temporada conta a história dos irmãos John e Lonnie, com idades de 34 e 35 anos, respectivamente. Os dois já passaram dos 270 quilos e acumulam tentativas frustradas de tratamento enquanto continuam a ganhar peso. Ambos narram infância difícil: para John, a principal dificuldade foi o abandono paterno e a ausência da mãe; para Lonnie, o diagnóstico de um tumor no cérebro aos seis anos, as convulsões e, mais tarde, a homossexualidade não aceita pela mãe, nem pelos padrastos abusivos dos dois.

A 8ª temporada de “Quilos Mortais” estreia dia 17 de junho, às 20h30 no canal Discovery.