O mercado de TV por assinatura terá uma nova baixa nas próximas semanas. A Viacom decidiu encerrar as transmissões do canal musical Vh1 Megahits.

O canal Vh1 Megahits foi ao ar pela primeira vez em fevereiro de 2010 em substituição ao antigo canal MTV Hits (que tinha programação transmitida direto dos EUA). A mudança ocorreu devido ao fato da Viacom ter licenciado na época a marca MTV para o grupo Abril (o contrato estava previsto para durar até 2018, mas foi extinto 3 anos depois).

Desde então, o Vh1 Megahits tem servido de “tapa-buraco” pela Viacom. Em 2012, o canal deixou diversas operadoras para dar lugar ao Comedy Central que estava sendo lançado. No ano seguinte, foi usado para dar lugar para a nova MTV na época que a Viacom retomou a marca e relançou o canal.

A marca Vh1 está esquecida pela Viacom há alguns anos no país. O canal principal chegou a receber incentivos, renovação visual e uma grade de programação variada. Depois de um tempo, foi temporariamente descontinuado. Retornando apenas em alta definição e com videoclipes 24 horas por dia. Detalhe importante: toda a renovação visual foi desfeita e o canal voltou a ter a logomarca e chamadas antigas.

A programação conta com clipes atuais, é verdade, mas todo o conjunto segue envelhecido e aparentemente esquecido. Tocado no “automático”, com alguma atualização. A página oficial do canal está há um ano sem qualquer atualização.