O documentário “Negros no Espaço”, produção que estreia neste domingo (19) no Smithsonian Channel, conta a história dos primeiros negros que participaram de treinamentos e missões espaciais da NASA.

A produção conquistou ouro na última edição do Telly Awards, na categoria “História Geral na Televisão”. O especial traz entrevistas com afro-americanos que foram pioneiros em diferentes fases do programa espacial, como Edward Dwight, ex-piloto da Força Aérea dos Estados Unidos; Guion Bluford, o primeiro negro americano a ir ao espaço; Frederick Gregory, o primeiro afro-americano a pilotar e a liderar  uma missão da NASA; e Ronald McNair, que morreu tragicamente no desastre do ônibus espacial Challenger, em 1986.

O programa também apresenta um raro depoimento de Arnaldo Tamayo Méndez, piloto da Força Aérea de Cuba e candidato pela União Soviética, em plena Guerra Fria, a participar da corrida espacial. O documentário traz reflexões sobre as dificuldades enfrentadas por esses primeiros astronautas negros, e seu legado. Revisita ainda a reação do movimento pelos direitos civis à corrida espacial.

“Negros no Espaço” estreia dia 19 de julho, às 21h no Smithsonian Channel.