Durante a ditadura militar, a censura foi constante sobre os mais diversos gêneros da música popular brasileira, do brega ao rock. Esse é o tema da série “Cale-se”, dirigida por Marcus Fernando, que volta à programação do Curta! em julho, com a exibição de três episódios na Segunda da Música. O programa joga luz sobre a os artistas e as obras musicais que foram alvos dos departamentos de censura, durante os anos de chumbo.

Por meio de performances históricas ou produzidas especialmente para a série, o repertório vetado pelos censores é revelado, assim como os mais surpreendentes motivos alegados para a proibição. Tudo isso é costurado às imagens de arquivo e aos depoimentos de diversos compositores, artistas, advogados, jornalistas e pesquisadores, entre eles Jards Macalé, Ricardo Cravo Albin, Leo Jaime, Joyce Moreno e Roberto Menescal.

“Cale-se” estreia dia 06 de julho, às 20h30 no canal Curta!. Os episódios são exibidos sempre às segundas-feiras. A série completa, com oito episódios, pode ser vista na seção do Curta! no NOW e também na plataforma Tamanduá (tamandua.tv.br).