A partir de sábado (1º), o Food Network exibe a nova temporada da longeva série “Chopped”, competição culinária que desafia cozinheiros profissionais a criarem pratos a partir de ingredientes difíceis – inusitados, absurdos – que são definidos pela produção.

A cada semana, quatro novos participantes assumem as estações de trabalho da série e topam competir entre si pelo prêmio de dez mil dólares. Não importa se jujubas ou molhos industrializados estão na lista ou se o prazo é de apenas vinte minutos; uma vez que aceitam participar de “Chopped”, os chefs sabem que terão de levar sua criatividade e habilidades culinárias ao limite.

Cada prova começa com uma caixa onde estão ingredientes secretos, difíceis de preparar e raros – todos eles devem ser utilizados nas receitas junto aos itens disponíveis na despensa do programa. Sem muito tempo para planejar as receitas e com a obrigatoriedade do uso desses ingredientes traiçoeiros, eles ainda precisam lidar com a pressão do tempo.

Aperitivo, entrada e sobremesa são, respectivamente, os pratos que correspondem às etapas eliminatórias do programa.  Ao final de cada prova, deixa a competição o chef cujo prato foi avaliado pelos jurados como sendo o pior. Ted Allen apresenta os desafios e as criações passarão pelo crivo do trio de chefs formado por Amanda Freitag, Geoffrey Zakarian e Scott Conant. Também são três os critérios de avaliação que determinam quem avança na competição e quem volta para casa: contam apresentação, sabor e criatividade – e todos eles têm o mesmo peso, de forma que os jurados não esperam nada além da perfeição.

A nova temporada de “Chopped” estreia dia 1o de agosto, às 19h no Food Network.