Com uma edição temática sobre o Parque Nacional do Itatiaia, a série documental “Parques do Brasil” estreia sua segunda temporada neste domingo (26) na TV Brasil. O seriado ambiental é resultado de uma parceria da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que gere a TV Brasil, com a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A primeira temporada do projeto entrou no ar na telinha em 2018.

Gravados em alta definição, os documentários são narrados em “off ” como um diário de expedição. O seriado apresenta trilha sonora original e inédita para cada episódio, produzida a partir de referências dos aspectos regionais de cada lugar. Uma das peculiaridades da série são as ilustrações que entram em meio à narrativa numa alusão às ilustrações dos viajantes-naturalistas. A produção acompanha elementos da fauna, flora, processos ecológicos, serviços ambientais e diferentes outras perspectivas de uma unidade de conservação.

Com imagens de tirar o fôlego, “Parques do Brasil” revela histórias surpreendentes sobre a maior biodiversidade do planeta, nas principais áreas verdes do país. Da Mata Atlântica ao Cerrado, a segunda temporada contempla a enorme diversidade existente nesses patrimônios naturais brasileiros.

O episódio de estreia apresenta o primeiro parque nacional do país: Itatiaia. Criada em 1937, a unidade fica na divisa entre os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Os quatro programas da nova temporada visitam, ainda, o Parque Nacional das Sempre-Vivas, em Minas Gerais (2/8); e o Parque Nacional do Descobrimento (23/8), no sul da Bahia; e o Parque Nacional do Iguaçu (30/8), no Paraná.

A 2ª temporada de “Parques do Brasil” no dia 26 de julho, às 19h na TV Brasil.