É dezembro. Os termômetros marcam dez graus negativos na cidade de Vladvostok, Rússia. Por algum motivo, o capitão Bill Wichrowski acaba de chegar à cidade russa: assim, com mistério, começa a aventura da nova temporada de Pesca Mortal (Deadliest Catch), safra com estreia nesta sexta-feira, 25 de setembro, às 22h15, no canal Animal Planet.

Os episódios inéditos são marcados por drama e luto; servem como despedida de Mahlon Reyes, morto em julho devido a infarto ocorrido após o fim das gravações. A nova leva também documenta as reações das tribulações às perdas significativas de familiares e outros colegas pecadores: capitão Keith Colburn e seu irmão, Monte, também choram a morte de seu pai e todos lamentam o trágico desaparecimento de cinco colegas de profissão em um naufrágio.

Se a concorrência dos russos dificulta ainda mais a já penosa e perigosa busca pelos crustáceos, a natureza também não perdoa. Diante das condições meteorológicas e de navegação hostis, uma embarcação tripulada por sete pescadores americanos naufragou no mar do Alasca no último dia de 2019 – dois deles conseguiram embarcar em um bote salva-vidas e sobreviveram; os outros cinco foram declarados mortos após as buscas terem sido encerradas sem sucesso.

No episódio de estreia, esse clima de tensão, competição e luto contagia a todos enquanto as embarcações se preparam para mais uma temporada de pesca. Bill também inicia o período mais importante do ano com perdas; ele se viu obrigado a demitir dois de seus colaboradores, metade da tripulação, após eles infringirem as regras estabelecidas. Depois, Bill viaja para Rússia para sondar os métodos dos pecadores concorrentes na lida com as condições extremas do pacífico norte.