A partir de terça-feira, 3 de novembro, às 20h30, a série A vida de Jazz (I am Jazz) retorna ao canal de TV paga TLC com novos episódios da sexta temporada. A série segue de perto a rotina da garota Jazz Jennings que, no auge da adolescência, também está prestes a concluir o processo cirúrgico de transição de gênero – ela nasceu com as características fisiológicas de um menino.

Como uma criança transgênero, Jazz lida desde muito cedo com preconceito, ignorância e falta de tolerância. Seus pais, Jeanette e Greg, e irmãos – Ari, Griffen e Sander – estiveram a seu lado enquanto ela, ainda criança, já lutava contra o discurso de ódio, discriminação, bullying e os tantos grandes equívocos de uma sociedade despreparada. Agora, Jazz é uma mulher que fala por si, quer liberdade e independência.

A sexta temporada é marcada por mudanças significativas, além de expectativas e algumas frustrações em torno da vaginoplastia, o procedimento cirúrgico que marca a transição definitiva de gênero. Os hormônios masculinos de Jazz foram suprimidos desde os seus 11 anos de idade. Por um lado, esse tratamento evitou o surgimento das características masculinas secundárias, mas também fez com que ela tivesse pouco pele peniana para criar o canal vaginal – como normalmente são feitas as vaginoplastias.

Por isso, a operação foi um desafio inédito para os médicos e trouxe algumas complicações: a principal delas é que a transição terá de ser feita em etapas. A sexta temporada começa quando Jazz se prepara para realizar a terceira intervenção. Todos estavam cientes de que o processo seria complicado e doloroso, tanto do ponto de vista psicológico quanto físico, mas a realidade trouxe dificuldades que mesmo os cirurgiões não esperavam.

No episódio de estreia, Jazz vai a Nova York para realizar o terceiro procedimento cirúrgico. Os dois cirurgiões responsáveis têm uma discussão na sala de cirurgia – eles não concordam sobre como realizar um dos procedimentos. Após uma longa espera, Jazz retorna ao quarto, tem uma reação inesperada e o fantasma da quarta cirurgia passa a rondar a família Jennings.