Alex Charvat e Kevin Gilman são amigos de longa data e se especializaram na caça a tesouros escondidos, mas nem tanto. Eles percorrem os Estados Unidos, procurando terrenos que há centenas de anos abrigaram intensa atividade mineira em busca de sobras valiosas.

A partir desta sexta-feira (20), o Discovery acompanha a dupla com a estreia da série original “Valendo Ouro” (Reclaimed). Cada um dos episódios mostra o trabalho de Alex e Kevin em um local diferente: junto aos novos donos dessas terras eles irão viabilizar a ocupação do local, construindo casas e provendo a infraestrutura para habitação com segurança. Em troca eles e negociam porcentagens dos possíveis lucros que suas buscas e a reativação das minas trouxerem.

Acreditava-se que as reservas desses terrenos estavam esgotadas após décadas de extração. Por isso, a propriedade ou a autorização para a exploração das terras custou uma pechincha para os novos donos. A esperança é a de que ainda haja tesouros adormecidos, logo abaixo da superfície.

Com experiência em engenharia, montanhismo e mineração, a dupla ajuda aspirantes a garimpeiros a descobrirem o valor de suas terras, explorando o potencial residencial e de mineração que elas possuem. Alex e Kevin trabalham duro para transformar essas propriedades em operações de mineração de pequena escala e para construir cabanas e casas que por si só valorizam os terrenos.

Em geral, os dois são chamados pelas famílias para averiguarem o quão promissora pode ser a mineração em suas terras. Eles fazem a primeira visita e retiram amostras de solo e da água, em busca de evidências de metais preciosos. Uma vez que aceitem embarcar na empreitada da exploração conjunta, os dois começam o trabalho pesado: eles têm uma casa para construir e um tesouro para encontrar.

“Valendo Ouro” estreia dia 20 de novembro, às 22h50 no canal Discovery.