A partir da próxima segunda (29), o canal Viva reapresenta pela segunda vez a minissérie "A Muralha". Baseada na obra homônima de Dinah Silveira de Queiroz, a minissérie conta a saga dos bandeirantes, pioneiros no desbravamento do território brasileiro. A produção foi exibida em 2000 pela Rede Globo como parte dos eventos comemorativos do aniversário de 500 anos do Descobrimento do Brasil.

- Publicidade -

Os bandeirantes, por volta de 1600, suas atividades consistiam em abrir rotas rumo ao interior do país em busca de riquezas e, também, índios, para serem vendidos como escravos. Mesmo sob domínio territorial português, a luta pela posse das propriedades era constante. Vindos de diferentes partes do mundo, inúmeros forasteiros e estrangeiros tentavam se apossar do território conquistado pelos bandeirantes. A muralha que dá nome à série faz referência à Serra do Mar, um grande obstáculo às incursões ao centro do país.

É pelas cercanias da Vila de São Paulo, na fazenda de Lagoa Serena, após atravessar a muralha, que habita Dom Braz Olinto (Mauro Mendonça), um patriarca que lidera sua família e sua bandeira com muito trabalho e sacrifício. Sua luta principal é dominar e vender mão-de-obra indígena, adquirida através das empreitadas feitas ao interior. Nisto se difere de seu filho Tiago Olinto (Leonardo Brício), que vê na conquista do ouro a grande razão para seu empenho pessoal. Junto de Dom Braz em suas aventuras está também Afonso Góis (Celso Frateschi), seu genro, casado com Basília (Deborah Evelyn), sua filha. O casal padece da dor da perda do filho Pedro, que desapareceu, aos 13 anos, durante uma expedição com o pai. Em função disso, a expectativa pelo reencontro do filho é uma constante para Afonso e Basília. É neste ambiente que as histórias de aventura, romances e tragédias vão se desenvolvendo, como pano de fundo a história do nosso país é contada.

Escrita por Maria Adelaide Amaral, João Emanuel Carneiro e Vincent Villari e direção geral de Denise Saraceni. No elenco nomes como Tarcísio Meira, Mauro Mendonça, Letícia Sabatella, Stênio Garcia, Alessandra Negrini, Alexandre Borges, Leandra Leal, Cláudia Ohana, Vera Holtz, Matheus Nachtergaele, Caco Ciocler, Regiane Alve, Maria Luiza Mendonça e Deborah Evelyn.

"A Muralha" reestreia dia 29 de junho, às 23h no canal Viva.

- Publicidade -