tcm Para marcar a Páscoa, o TCM exibe clássicos do cinema ambientados no período ou contexto que originou a data. Entre 17 e 20 de abril, sempre às 14h30 e sábado e domingo a partir das 13h, o público viaja no tempo e revive grandes histórias como a de "Spartacus" e "O Rei dos Reis".

A série tem início com "O Manto Sagrado" (17 de abril, às 14h30), o primeiro filme rodado em Cinema Scope, foi indicado para cinco categorias do prêmio Oscar em 1953. Richard Burton interpreta Marcellus Gallio, o centurião romano encarregado do supervisionar a crucificação de Cristo. Mas quando ele ganha o manto de Cristo em um jogo de azar ao pé da cruz, sua vida muda para sempre. Peter Ustinov é Batiatus, o proprietário de uma escola de gladiadores no filme "Spartacus" (18 de abril, às 14h30). Dirigido por Stanley Kubric e vencedor de quatro Oscars, a produção leva o nome do escravo insurgente, vivido por Kirk Douglas, que lidera uma grande rebelião contra o decadente Império Romano.


"Ben Hur" é um dos destaques da Páscoa do TCM
Divulgação/Warner

Sábado, dia 19 de abril será exibido dois filmes em sequência. "Quo Vadis", às 13h, é uma trama em que o general romano Marcus Vinicius, interpretado por Robert Taylor, apaixona-se pela refém cristã Lygia (Deborah Kerr), e então passa a questionar a autoridade do imperador Nero (Peter Ustinov). Às 14h30, vai ao ar "Os Dez Mandamentos", que retrata a épica vida de Moisés (Charlton Heston), desde recém-nascido, quando foi colocado nas águas em um cesto e acabou sendo adotado por uma princesa egípcia, até quando descobre sua real condição e decide liderar seu povo que, escravizado pelos egípcios, anseia pela liberdade.

Domingo, dia 20 de abril também vai ao ar um programa duplo: "O Rei dos Reis", às 13h, obra que revê a trajetória em vida de Cristo, aqui representado por Jeffrey Hunter. Nomeado ao Globo de Ouro®, o filme tem o ator e diretor Orson Welles (o mesmo de Cidadão Kane) como narrador. A mostra chega ao fim no domingo de Páscoa com "Ben Hur", às 14h30. Oportunidade de ver ou rever a vingança do príncipe judeu traído pelo amigo romano que carrega o recorde de 11 estatuetas do Oscar. O longa de William Wyler, adaptado a partir do romance de Lew Wallace, ainda ocupa a segunda posição na lista dos dez melhores épicos da história, segundo lista do American Film Institute.

Especial de Páscoa no TCM, 17 e 20 de abril, sempre às 14h30 e sábado e domingo a partir das 13h.