Entre os dias 11 e 13 de agosto acontece em São Paulo, no Transamérica Expo Center, a ABTA 2008 – Feira e Congresso. O evento é considerado o maior na área de TV por assinatura, mídia eletrônica e serviços digitais da América Latina.

Neste ano, o evento terá como tema central "O mercado da inovação", trazendo três painéis e 13 sessões temáticas que apresentaram os assuntos de "mercados e negócios", "programação, mídia e conteúdo", "política e regulamentação", entre outos.

O evento discutirá ainda o Projeto de Lei nº 29 (veja acima o vídeo produzido pela Associação) que estabelece cotas de programação nacional nos canais de TV por assinatura, entre outros. De acordo com a assessoria do evento, já estão confirmadas as participações de deputados no debate sobre o projeto de lei.

Além disto, a Feira discutirá ainda o aumento da participação da Classe C no mercado. No Brasil, há cerca de 5,4 milhões de assinantes de TV por assinatura que geram um faturamento bruto de 2 bilhões de reais. Ainda é esperado para acontecer durante o evento, o lançamento de novos canais, como o Tooncast, programado pela Turner e que traz a expectativa de retornar com desenhos clássicos à TV brasileira. Haverá ainda o lançamento de novos canais em Alta Definição (HDTV) para o mercado nacional.

Entre as operadoras, participam Acom, Brasil Telecom, NET Serviços, SKY, Telefônica e TVA. Destaque ainda para a presença dos grupos produtores de conteúdo Bandeirantes, Canais Abril, Discovery, Disney Channel Network, ESPN, FOX, Globosat, HBO, NET Brasil, Shop Mix, Turner, TV5 Monde, Viacom.