O desligamento da TV analógica em Recife e em mais 14 municípios da região metropolitana será realizado nesta quarta-feira, dia 26 de julho. O Gired (Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV) aprovou durante reunião nesta terça-feira, (25/07), o desligamento total do sinal analógico na região, que conta com 1.268.877 domicílios.

O Grupo tomou a decisão após pesquisa do Ibope Inteligência, verificar que 92% dos domicílios da região já contavam com sinal digital. Foi feita a pesquisa com 1.078 entrevistados entre os dias 9 e 22 deste mês. O percentual mínimo para atingir as condições de desligamento (artigo 4º da Portaria 378/2016) é de 90%, considerando uma margem de erro de três pontos percentuais para cima ou para baixo.

O Gired vai encaminhar ao ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, a proposta da data do desligamento. O grupo é formado pelo presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, que dirige o grupo; a secretária de Radiodifusão do MCTIC, Vanda Bonna; e representantes das emissoras de TV e das empresas de telecomunicações.

Com o desligamento, a programação das emissoras da região de Recife ficará disponível somente no formato digital, que possui mais qualidade de som e imagem. Os canais abertos que tiverem o sinal analógico desligado, deverão ainda apresentar na tela, durante 30 dias, cartela informativa para que o telespectador seja informado do fim das transmissões analógicas.