A nova organização da numeração dos canais da Claro HDTV estará disponível para todo o Brasil a partir de 23 de novembro. Assim como já aconteceu com a NET, também empresa do Grupo América Móvil, os canais serão agrupados por tema de programação: infantis, séries, filmes e outros, facilitando a localização de acordo com a disposição dos gêneros por dezena. A mudança será implementada em todas as cidades onde a Claro HDTV atua.

O lançamento do novo satélite da Claro HDTV possibilitou a oferta de novos canais recentemente, acelerando a necessidade de uma reorganização na grade para que o cliente tenha uma melhor experiência ao assistir TV e tenha mais visibilidade sobre os conteúdos oferecidos. Pesquisas realizadas pela empresa identificaram que os clientes preferem a programação organizada por temas.

Fica mais fácil encontrar um programa para assistir quando todos os canais de um mesmo gênero estão agrupados. Tivemos bons resultados em termos de ganhos na audiência dos canais de TV por Assinatura ao implementar a nova organização de canais para clientes NET. Agora ela acontecerá também para os assinantes da Claro HDTV, ampliando o alcance destes benefícios”, explica Márcio Carvalho, diretor de Marketing e Produtos da América Móvil Brasil para o Mercado Residencial.

A mudança será feita nas tecnologias Standard Definition (SD) e High Definition (HD) e permitirá que os canais tenham a mesma sequência nas duas versões. A posição do canal HD é obtida acrescentando-se 500 à posição original do canal em SD. Por exemplo, um canal que estiver na posição 81 em SD estará na 581 em HD. Já o que estiver na posição 132 em SD estará na 632 em HD.

A alteração envolve apenas a organização da numeração dos canais, sem qualquer mudança no plano contratado, na quantidade de canais disponíveis ou nos valores das mensalidades.

Depois da alteração da numeração dos canais, é necessário reconfigurar as opções personalizadas como reprogramar as gravações agendadas e bloqueio de canais ou programas.

Para refazer o agendamento das gravações, o cliente deve ir em Menu > Gravações> Agendadas (apagar gravações). Após, voltar ao Menu > Guia Claro > Todos os Canais > Selecionar eventos de interesse > Pressionar o botão REC.

Já para reconfigurar a autocensura dos canais, o cliente deve ir em Menu> Preferências > Autocensura > Digitar a senha. Selecionar a opção desejada “Por canais” ou “por faixa etária” > Selecionar os canais desejados pressionando o botão OK > selecionar a faixa desejada. O cadeado sinaliza os canais ativados por faixa etária. Para finalizar, basta pressionar o botão verde para salvar.