Estamos em 2060. As previsões climáticas feitas no início do século XXI confirmaram-se de maneira dramática: o aquecimento global na atmosfera da Terra agora tem sérias consequências no cotidiano de nossos netos. Esta é a base do docudrama de 90 minutos “Changing Climates, Changing Times”, que será exibido no Globosat HD pela primeira vez no Brasil na quinta-feira, dia 30, às 20h30. O programa mostra de forma dramatizada a história de sete personagens ilustrando as prováveis consequências do aquecimento global, que já mostra os seus primeiros sintomas. Todas essas histórias acontecem paralelamente e se cruzam em vários momentos durante o docudrama.

- Publicidade -

Sinopse

Julia, de quarenta e poucos anos, luta desesperadamente para manter o vinhedo da família, apenas uma sombra do império que fora no passado. Os anos de trabalho árduo e as tentativas de adaptar os vinhedos às mudanças climáticas serviram apenas para adiar o inevitável e as escolhas difíceis que ela teria de fazer. Lucas, seu avô, nascido em uma era abençoada quando a França ainda fazia parte de uma zona temperada, é a única lembrança que restou da forma como as coisas eram no passado, dessa terra que ela sente que não pode abandonar.

Idri também tem uma relação muito próxima com a terra dos seus antepassados, mas a seca terrível que atingiu a sua aldeia no sul do Saara parece nunca terminar. Esse determinado adolescente africano não vê alternativa a não ser abandonar a família e arriscar tudo para tentar a sorte no Velho Continente.

Com seu amigo mais velho Faouzi, ele sobreviverá a uma jornada pelo deserto do Saara para chegar ao Mediterrâneo e se deparar com um último desafio. Sem dúvida, todos os africanos que desejam imigrar para a Europa são obrigados a passar por um “Centro de Seleção”, que decidirá se eles irão ou não ser admitidos no Eldorado europeu.

Neils é um jovem biólogo alemão que aceita a primeira oportunidade de viajar para o Canadá e conhecer seu ídolo Grace Lajoie, grande nome no campo das ciências naturais. Revoltada com o desaparecimento de grande parte da biodiversidade da Terra e depois de anos de luta contra a indiferença da humanidade, a cientista agora vive reclusa, incrédula e amarga. Juntos, eles terão a oportunidade de conhecer o que poderá ser o último urso polar vivo.

Lotte, esposa de Niels e grávida do seu futuro filho, é uma advogada brilhante que luta ao lado de ONGs ambientais pela adoção de um Estatuto Internacional de Proteção da Terra.

- Publicidade -