Você está: [ub] Ubaldo   
 


Extra, Extra: Mensagens ocultas, piores Ibopes e mais!
ubaldo - 25 Jul 2014 - 0:00


Hoje tem revelação bombástica na coluna... "Para para para pa..." [João Kleber feelings]. E além da revelação, vou colocar como assunto, mais uma vez, a tentativa da mídia de fazer você acreditar que programa ruim é programa que não dá Ibope [não, não é justo nem é verdade]. E mais alguns "mandou bem" e "mandou mal", pra não perder o hábito de assoprar... e morder.



Nova marca do SBT: o segredo oculto
Sim, foi isso mesmo que você leu. Eu, pessoa física, descobri a mensagem subliminar dentro da nova logomarca do Sistema Brasileiro de Televisão, que foi divulgado na semana passada [mas estreia em algumas semanas, em 17 de agosto]. Se você é proprietário de um dispositivo da marca Apple [iPhone, iPad] com IOS 7, vai entender o meu ponto. A emissora de Silvio Santos, em uma [clara] tentativa de fazer os usuários de Android e outros dispositivos não-Apple trocarem suas peças pelos populares [e caros] dispositivos de Steve Jobs, alterou sua logomarca utilizando os elementos do aplicativo nativo "Fotos".

Se você não acredita em mim, lá vai:



Obviamente
Isso é uma brincadeira. Até que eu simpatizei com a marca nova... =]

Deu Ibope, é bom...?
Não estranhe se, durante uma despretensiosa roda de conversas entre amigos, quando alguém comentar sobre a nova novela ou minissérie da Globo [especialmente dela], algum sabichão que está sempre 'ligado' nas novidades disser: "Mas eu li que teve o pior Ibope da história, hein?". Pois é. Este seu amigo foi contaminado pelo que particularmente chamo de "síndrome de notícias da TV" [sim, você - que está ligado - me entendeu]. Mas, mas... peraí: será mesmo que absolutamente tudo que a Globo faz ultimamente tem o pior Ibope da história e, por isso, é ruim?

Vamos aos fatos
Ter "menos audiência" ['Ibope' é um instituto de medição, que como você deve saber, hoje detém o monopólio dos dados por ser o único disponível e levado a sério pelo mercado], não necessariamente quer dizer menos sucesso nos dias de hoje. Qual era o gênero de programação apresentado antes, por exemplo, de "O Rebu" [novela das 11], um óbvio suspense? As famosas séries nacionais de comédia [como "Pé na Cova", "Tapas e Beijos" e por aí vai]. E por que raios este mesmo público, obrigatoriamente, daria a mesma audiência para uma produção de outro gênero - seja comparado a estas séries de comédia, seja a novelas das 11 apresentadas antes?

Puxe pela memória
"Gabriela" tinha um gênero; "O Astro", outro gênero; "Saramandaia", outro gênero... E por aí vai. Como comparar produções absolutamente opostas e querer que elas superem ou obtenham os mesmos índices de audiência, se cada uma é... cada uma?


Bruna Linzmeyer em "Meu Pedacinho de Chão"
Divulgação/Rede Globo

Então...
Aos queridos amigos da imprensa, cabe analisar e mostrar ao público de seus veículos que não basta apenas levar em consideração os números, num mercado fragmentado como o de entretenimento. Além das variáveis óbvias em tecnologia [celulares, tablets, smartphones, laptops, cães carentes e... ops, estes sempre existiram, desculpem], é preciso levar em consideração as mudanças sociais e o público-alvo de cada produção. Onde antes era apresentada uma comédia, agora vai ao ar um drama. Depois, um suspense. E por aí vai... é mais que esperada uma oscilação de audiência, afinal, cada programa tem seu perfil, certo?

Dando a mão à palmatória
Eu não estou aqui defendendo a Globo ou dizendo que uma queda de audiência não deve ser considerada. Sim, a emissora já teve melhores momentos de criatividade em suas produções e, sim [e sim e sim] isto se reflete na audiência independentemente das novas tecnologias ["Malhação", veja só... voltou e está dando mais audiência de novo!]. Estou só aqui querendo mostrar que há casos de puro sensacionalismo da imprensa em notícias para atrair a sua, a minha, a nossa atenção, caro leitor. O filtro é sempre importante [essencial, eu diria].

Vamos mudar de assunto, de novo?
VamooOooOos!

Meme da semana
O melhor meme desta semana vai para... "O Rebu"! A imagem que circulou pela web mostrando a ascenção social de Patrícia Pillar, quase duas décadas após a sofrida Luana, em "O Rei do Gado", e hoje, como a ricaça Angela Mahler em "O Rebu"...:


Ascenção social nas novelas: o governo agradece!
Reprodução internet



Mandou bem 1

"Arquivo N" Mussum
O canal GloboNews apresentou esta semana um programa em homenagem ao [inesquecível] humorista Mussum. O programa teve só meia hora de duração, mas em meio a bons depoimentos e imagens de arquivo, trouxe à tona boas memórias do "trapalhão" que faz uma tremenda falta no humor nacional. Se você tem assinatura do canal, dá pra ver neste link aqui no serviço "on demand".


Mandou bem 2

"Chaves" chegando no TBS
Minhas preces foram ouvidas! Um canal de comédia vai passar uma série... de comédia! Como você leu aqui no VCFAZ, o canal TBS [programadora Turner] vai apresentar "Chaves" a partir de Agosto. É uma boa notícia para um canal que tem humor em toda a programação, e anda com umas séries beeem repetidas nestes últimos tempos. Repetido por repetido, que venha o seriado mexicano mais repetido no Brasil, não é mesmo Chaves?


"Isso, isso, isso!"
Divulgação/Turner


Mandou mal 1

Ao vivo. Só que não...
Não se surpreenda caso você veja, numa fria noite de sexta-feira, uma entrevista 'exclusiva' com Neymar e a marca "Ao Vivo" abaixo do logotipo do canal FOX Sports. Nem fique embasbacado caso se depare com o ex-técnico Zagallo esbravejando: "Vocês vão ter que me engoliiiirr" em plena manhã de segunda-feira, com o mesmo "Ao Vivo" na logomarca do canal. É mentira. O programa que mostra a cena pode até estar sendo apresentado ao vivo. Já a cena, é mais velha do que andar a pé. É uma tática pra atrair audiência. E feia [muito feia], amigos do FOX Sports. Menos show e mais esporte, por gentileza.


Mandou mal 2

Overdose de Supla na MTV
Nos últimos dias a MTV voltou a reprisar [de noooooovo] o famigerado reality show "Papito In Love" [pra quem não lembra, é um programa onde várias meninas bem malucas querem um lugar no 'coração' do, gasp, cof, ~roqueiro~ Supla], uma das raras produções nacionais desde que o canal trocou de mãos aqui no Brasil, no ano passado. Cadê a criatividade desse pessoal da "nova MTV" depois de tanto tempo no comando do canal? Colocar trocentos programas enlatados na programação é fácil. Reprisar, então...


Overdose de 'Papito' na MTV: já deu, e há bastante tempo
Divulgação/MTV


Mandou mal 3

Igrejas na Play TV
É, a coisa tá tão feia que, nesta semana, serão TRÊS "mandou mal". E não por menos: o canal Play TV acaba de vender um horário de sua programação para a Igreja Posso Crer no Amanhã - como noticiado aqui. A venda de horários para igrejas foi tema da coluna na semana passada, e fica a questão: até um canal como o Play TV, considerado "qualificado" [entre outros obrigatórios] segundo a recente Lei de TV paga, pode beber dessa fonte?! Alô, Ancine!

Encerrando por hoje com uma frase do eterno Mussum:
Ta deprimidis, eu conheço uma cachacis que pode alegrar sua vidis”!
Meu e-mail: [email protected]
[ o O ]



Facebook
Twitter
Telegram Receba nossas notícias no celular: telegram.me/vcfaztv (beta)



Comente esta notícias Comente!

Fique à vontade para comentar este artigo em nosso fórum.
Este artigo possui 5 comentário(s).
Leia os comentário(s)









VCVIP
Usuário:  
Senha:  
Lembrar 
Cadastre-se!
Agora na TV revista eletronica
Adeus à Linguagem
00:00 - 01:15
Violetta
00:30 - 01:30
NFL: Atlanta Falcons..
23:15 - 02:20
The Walking Dead
01:05 - 02:00
Natal da Portela
00:15 - 02:00
Mundosat
RGS
E shop Satelite

Compare no BuscapÉ



SIGA-NOS

Facebook   Twitter   Youtube

VCFAZ.TV NO CELULAR

App Android   Telegram

FALE CONOSCO

E-mail    Fórum Ajuda

ACESSO RÁPIDO

Na Televisão: Últimas Notícias |  Novelas |  Sinal Aberto |  Ao vivo |  Guia de TV
Colunas: Estreias |  Ubaldo |  FabioTV |  No Controle
Fóruns de Debate: Equipamentos |  Esportes |  Feeds |  NET Claro |  Oi |  On Demand |  Papo Aberto |  Política |  Promoções |  Satélite |  SKY |  Tech |  TV |  Vivo | 
Sobre o vcfaz.tv: Fale Conosco |  Parcerias |  Regras de Participação |  Ajuda | 
Powered by phpBB © 2001, 2002 phpBB Group