Vcfaz.tv
Agora na TV Cine Rooftop
20:00 - 20:30
Estamos Juntos
18:50 - 20:40
Cinco Pela Cura
19:00 - 21:00
revista eletronica  
    Você está: No Controle   
 

No Controle
No Controle tem novos receptores 4K da Claro e Vivo, mudanças em nomes de canais e mais
Vcfaz.tv - 7 Jun 2016 - 11:19


  No Controle tem novos receptores 4K da Claro e Vivo, mudanças em nomes de canais e mais (Divulgação)
Salve, Salve, prezado leitor da coluna "No Controle". O ano está corrido e quando piscarmos já será estaremos no final do mês e curtindo as novidades da ABTA 2016, que neste acontece dos dias 29 de junho a 1º de julho. O evento vai discutir o futuro da TV por assinatura, mas nenhum seminário específico sobre o 4K.

Cadê o 4K?

O 4K, ou UHD - Ultra High Definition, vem ganhando espaço na casa dos brasileiros nos últimos meses. Os televisores com a tecnologia que promete 4 vezes mais definição que os Full HD estão com preços cada vez mais competitivos. Há modelos para todo gosto e bolso e já encontramos em promoções modelos com valor inferior a 2 mil reais.

4K na TV paga

Duas operadoras já deram os primeiros passos para a chegada de conteúdo 4K na televisão por assinatura no Brasil. No mês de maio, a ANATEL - Agência Nacional de Telecomunicações - homologou dois modelos Sagemcom para as operadoras Vivo e Claro, ambas via satélite.


Claro 4K

A Claro vem com o modelo DSI384, mais simples e com menos recursos. O novo receptor tem duas opções de saída de vídeo: HDMI (que permite a qualidade 4K, quando disponível) e Vídeo composto (para conexão em televisores mais simples). O equipamento permitirá resoluções de 3840x2160 p60 e 4096x2160 p60. Já sendo compatível com os padrões HEVC, H265 e VP9.


Vivo 4K

Já a Vivo parece apostar mais alto no segmento e teve um modelo homologado mais "parrudo". Além das qualidades já notadas no receptor da Claro, o modelo da Vivo trará ainda um disco rígido interno para gravação da programação (o DVR) e permitirá conexões com a internet através de um modem WiFi interno.

Quando assino?

Calma, muita calma neste momento. Os receptores foram homologados, mas ainda não há previsão de lançamento comercial. Muito provavelmente, a homologação se deu para que as operadoras pudessem realizar testes internos e demonstrações durante eventos especiais. Então, não adianta correr e ligar para a operadora pedindo migração imediata para um plano 4K, pois ele ainda não existe.

Outro problema

Outro problema é a falta de conteúdo 4K atualmente no mercado. Temos pouquíssimo conteúdo disponível e ainda não há nenhum canal linear comercial disponível. Então, calma, muita calma que o mercado ainda é muito recente e ainda estamos vendo as fases de testes.

Por falar em teste

A Claro HDTV (ou seria 4K?) testou há algumas semanas duas transmissões em 4K no seu satélite. A programação exibia um vídeo em looping, que se repetia ao longo do dia. Mas isto significa que já vão lançar? Não sei a resposta, talvez sejam testes para verificar o comportamento do sinal, taxa de compressão necessária, tamanho mínimo de antena necessário, viabilidade comercial diante do espaço disponível e a quantidade de canais a serem transmitidos. Enfim, estamos com mais perguntas que respostas.

No exterior

Em outros países já começam a surgir os primeiros planos comerciais com conteúdo 4K. A Vodafone Portugal lançou recentemente seu receptor 4K. A operadora já oferece os canais Funbox 4K UHD e Insight TV UHD.

Perdas

O Brasil perdeu mais de 1,38 milhões de linhas celulares entre janeiro e abril de 2016.

No exterior 2

A Discovery Comunications adquiriu 27,5% do canal aberto Mega, no Chile. Com isto, a gigante passa a atuar também na TV aberta naquele país.

8K

A Globo e a NHK farão durante os Jogos Olímpicos a primeira transmissão terrestre em tempo real com conteúdo 8K (oito vezes maior que o Full HDTV). Será experimental e com recepção controlada.

8K parte 2

A operadora Docomo e a Nokia realizaram recentemente a primeira transmissão ao vivo em 8K utilizando uma rede móvel em 5G, que permite velocidades superiores às conseguidas atualmente com a tecnologia 4G.

Novos nomes

A partir do dia 15 de junho, os canais de áudio da Sound terão algumas novidades, entre elas, alguns canais ganharão novo nome. O canal Sucessos passa a ser chamado PopHits, o antigo R&B vira o novo Black e o Baladas dá lugar ao Românticas.

Novos nomes 2

Na mesma data alguns canais de áudio da Sound deixam de existir e em seu lugar chegam gêneros novos. O canal Axé se despede e no lugar chega o Anos 2000. O Easy Listening será substituído pelo Rock Brasil. Jazz Clássico passa a ser apenas Jazz e o canal Jazz Contemporâneo dá lugar ao novo Metal. Por fim, o canal Standards dá lugar ao Sertanejo Universitário.

***

Bom, por hoje é só, pessoal. Ótima terça a todos. A gente retorna nos próximos dias.



Facebook
Twitter
Telegram Receba nossas notícias no celular: telegram.me/vcfaztv (beta)




Comente esta notícias Comente!

Fique à vontade para comentar este artigo em nosso fórum.
Este artigo possui 4 comentário(s).
Leia os comentário(s)









VCVIP
Usuário:  
Senha:  
Lembrar 
Cadastre-se!
Mundosat
E shop Satelite
Agenda
Novelas

Compare no BuscapÉ


vcfaz.tv
RSS RSS Facebook Twitter Youtube
Na Televisão
Últimas Notícias
Novelas
Guia de TV

Programa Avesso

Colunas
Agenda de estreias
Entrevista
FabioTV
No Controle
Top Músicas

Fóruns de Debate
TV
  ├ On Demand
  ├ NET Claro
  ├ Oi
  ├ SKY
  └ Vivo
Satélite
  ├ Equipamentos
  └ Feeds
Papo Aberto
  ├ Esportes
  ├ Promoções
  ├ Política
  └ Tech
Sobre o vcfaz.tv
Fale Conosco
Parcerias
Regras de Participação
Ajuda
Newsletter
Receba diariamente as notícias em seu email.

Email:

Delivered by FeedBurner

Powered by phpBB © 2001, 2002 phpBB Group