Você está: Notícias   
Responder Mensagem 


Semana: TV Escola discute prática de leitura
21/4/08, 17:31, por Vcfaz


O programa "Salto para o Futuro" é exibido de segunda a sexta, às 19h, pela TV Escola. Nesta semana, a série vai discutir temas como a prática de leitura e escrita. Os programas são reprisados de segunda a sexta, às 5h, 11h e às 15h. Confira abaixo os destaques para esta semana.

Linguagem: oralidade e escrita
Segunda-feira

Os objetivos do primeiro programa são: descrever práticas de linguagem, especificando as características dos registros oral e escrito; destacar os usos de linguagem nos variados contextos comunicativos, os gêneros que deles resultam. Neste programa, pretende-se enfatizar a cultura da oralidade e a sua importância para o desenvolvimento da escrita, discutir a aquisição do registro escrito como um processo que se dá ao longo das séries iniciais e que se estende às práticas sociais com a linguagem e, ainda, ressaltar a relação entre usos de linguagem e norma lingüística: variações lingüísticas e ensino da língua.

Texto: leitura e produção de sentidos
Terça-feira

No segundo programa da série, a proposta é conceituar “texto”, enumerando seus aspectos constitutivos e destacar sua importância como espaço de interação social. O programa visa, também, abordar mecanismos de coesão e de coerência textual, diferenciar os tipos de intertextualidade, apresentar os processos de escrita e leitura sob contextos diversos de produção e de uso, estabelecer uma comparação entre as principais teorias sobre texto e leitura, enumerar estratégias lingüísticas que estão em jogo na produção de sentidos (escrita e leitura) e promover uma discussão sobre as práticas de ensino da leitura, compreensão/interpretação de textos.

Gêneros textuais: objetos de ensino
Quarta-feira

O terceiro programa se propõe a destacar os diversos usos de linguagem, a constituição dos gêneros discursivos e estabelecer uma distinção entre gêneros discursivos/textuais e tipologia textual, assinalando o enfoque teórico. E, ainda, enfatizar os domínios da estrutura composicional e do estilo como recursos importantes para a escrita dos mais diferentes textos, refletir sobre as práticas atuais de linguagem, ressaltar a presença dos gêneros digitais, destacar o uso da linguagem nos gêneros digitais (televisão, internet) e refletir sobre a sua concepção na prática pedagógica.

Compreensão e produção de textos
Quinta-feira

O quarto programa tem como proposta apresentar estratégias de referenciação discursiva nos diferentes gêneros e o seu funcionamento na produção de textos (escrita e compreensão). Sugerir atividades de sala de aula que levem em conta a diversidade constitutiva dos gêneros, bem como as particularidades da linguagem. Objetiva, também, ressaltar a importância da diversidade de gêneros para um trabalho com a produção de textos na escola, tanto para a escrita quanto para a intelecção. Enfatizar a presença de textos literários na escola e o trabalho com a multiplicidade de sentidos e, ainda, identificar a ambigüidade como recurso lingüístico em gêneros como, por exemplo, publicitário e humorístico (piadas).

A gramática na escola
Sexta-feira

No último programa da série, os debates vão focalizar a estruturação de uma abordagem pedagógica de gramática a partir das três concepções básicas – mecanismo internalizado, descritiva e normativa –, que se adeqüe ao ensino de língua que toma o texto como unidade de ensino. Esta concepção pedagógica privilegia a dimensão significativa no ensino de gramática. Pretende-se apresentar o trabalho com a gramática da língua em suas diferentes variedades (inclusive a variedade oral e escrita) por meio de quatro tipos de atividades de ensino de gramática: uso, reflexiva, normativa, teórica. O programa visa, ainda, discutir sobre as concepções de erro e de adequação no ensino de gramática para a produção/compreensão textual, tendo em vista a situação concreta e específica de interação comunicativa em que se insere o ato de produzir/compreender textos e, conseqüentemente, como pode/deve acontecer a intervenção do professor para orientar os alunos na seleção de recursos lingüísticos para a constituição de sua fala e escrita.







Comente esta notícias Comente!

Fique à vontade para comentar este artigo em nosso fórum.
Este artigo possui comentário(s).
Leia os comentário(s)



Facebook
Twitter
Telegram Receba nossas notícias no celular: telegram.me/vcfaztv (beta)





VCVIP
Usuário:  
Senha:  
Lembrar 

Cadastre-se!
Agora na TV revista eletronica
No Ar com André Henn..
00:00 - 01:06
A Chegada
23:40 - 01:45
Times dos Sonhos
00:30 - 01:00
Red Bull Cliff Divin..
00:00 - 01:00
Alô Portugal
00:30 - 01:15

 
Sinal aberto
Smithsonian Channel
26/04 a 30/04
NET
MTV
23/04 a 2/05
SKY Pré-pago

RGS
E shop Satelite

SIGA-NOS

Facebook   Twitter   Youtube

VCFAZ.TV NO CELULAR

Telegram

FALE CONOSCO

E-mail    Fórum Ajuda

ACESSO RÁPIDO

Na Televisão: Últimas Notícias |  Sinal Aberto |  TV Ao vivo |  FabioTV |  Guia de TV
Fóruns de Debate: Equipamentos |  Esportes |  Feeds |  NET Claro |  Oi |  Papo Aberto |  Promoções |  Satélite |  SKY |  TV |  Vivo | 
Sobre o Vcfaz: Fale Conosco |  Regras de Participação |  Ajuda |