O Jornal da Band exibe entre os dias 19 a 24 de julho, a partir das 19h20, na Band, uma série de reportagems intitulada "Guerreiros da Fronteira" sobre a floresta amazônica.

A reportagem da Band percorreu milhares de quilômetros por matas e rios. Sobrevoou a maior floresta do planeta e mostra como o Exército está se reorganizando para cumprir a missão de proteger a Amazônia. O treinamento dos militares é rigoroso, e inclui patrulhas noturnas com equipamentos especiais.

A região, rica em minérios e recursos biológicos, é cobiçada por cientistas – mas também por garimpeiros, traficantes e contrabandistas.

Na divisa com a Colômbia, batalhões formados por índios tentam suprir a falta de policiamento, e enfrentam acusações de violência e convivência com guerrilheiros e traficantes ligados às Farc. Outro problema é a exploração ilegal de peixes ornamentais e o contrabando de pescado para empresas colombianas.

A série Guerreiros da Fronteira também vai mostrar a atividade social das Forças Armadas. Médicos, dentistas, assistentes sociais e músicos percorrem as comunidades isoladas da Amazônia, levando socorro e alívio a ribeirinhos e índios.

Os jornalistas da Band vão revelar ainda como é a vida dos militares e suas famílias em plena selva amazônica, nas fronteiras que marcam os limites da soberania do Brasil.