O concurso Miss Universo 2011 será realizado no Brasil. O anúncio foi feito nessa sexta-feira, dia 17 de dezembro, nos Estados Unidos pelo presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação, João Carlos Saad, e por Donald J. Trump após assinatura do contrato em Nova York. Pelo acordo, a Band será a promotora do evento que acontece em São Paulo no dia 12 de setembro de 2011.

Além de transmitir o Miss Universo para cerca de 200 países em parceria com a Universal/NBC, a Band será responsável pela organização do evento.

Participantes de mais de 80 países do mundo viajarão pelo Brasil por quase um mês em atividades que serão mostradas ao vivo. Elas serão julgadas em três categorias, traje de banho, vestido de gala e entrevista.

Será a primeira vez nos 60 anos de história do Miss Universo que ele será realizado no Brasil. A mexicana Ximena Navarrete, Miss Universo 2010, coroará sua sucessora. Durante seu reinado, Navarrete viajou pelo mundo como embaixatriz pela educação, pesquisa e legislação do HIV/Aids. A próxima Miss Universo vai continuar com esse trabalho.