O Dia da Terra, comemorado anualmente no dia 22 de abril por mais de 500 milhões de pessoas, tem como objetivo chamar a atenção mundial para as questões ambientais e de sustentabilidade. O canal BBC Earth e o Discovery Kids homenageia a data com a exibição de programas especiais.

No BBC Earth, a programação tem início, às 9h, com a série "Atlantic" em três episódios. São imagens incríveis do Oceano Atlântico e a relação entre a vida dos animais e humanos neste ambiente. Na sequência, às 11h50, é a vez de "How Earth Made Us", que mostra imagens impressionantes que revelam as forças da natureza ligadas às atividades que fizeram dos homens os seres dominantes na Terra, como a agricultura. Às 12h45, serão exibidos dois episódios da série "Human Planet", que explicam porque os homens são a espécie mais bem-sucedida do planeta.

Na sequência, entre 14h35 até às 19h15, o BBC Earth exibe a série completa "Wonders of Life", apresentada pelo físico inglês Brian Cox, os programas mostram as características que permitiram o surgimento e a evolução da vida na Terra em diversos lugares do planeta, viajando da Austrália, aos Estados Unidos, do Sudeste da Ásia ao México. E encerrando, às 19h15, vai ao ar o documentário brasileiro "Amazônia Eterna", que traz uma nova visão sobre como conciliar a exploração natural e a manutenção do ecossistema em uma das regiões mais emblemáticas para o meio-ambiente do planeta. A produção viajou a cinco estados para fazer as gravações: Amazonas, Pará, Mato Grosso, Amapá e Rio de Janeiro.

Discovery Kids

Já o Discovery Kids também homenageará o "Dia da Terra" no dia 22 de abril, das 7h à meia noite com uma seleção de séries e filmes que convidam os telespectadores a celebrarem o planeta e participarem da preservação do meio ambiente junto a seus personagens preferidos. Fontes de energia renováveis, reciclagem, aspectos da ecologia na rotina das crianças e uma viagem pelo mundo dos animais selvagens estão entre as reflexões que programação temática levanta, de forma lúdica e divertida, com episódios das de "Doki", "Insectóides", "Parque Patati Patatá", "O Show de Luna", "Meu Amigãozão" e "Superwings".

Também fazem parte do especial dois telefilmes longas-metragens, "Uma Aventura Animal", às 14h30. O filme traz a história de animais que precisam unir forças para salvar o local onde vivem, uma cidade pequenina onde absolutamente tudo é movido a energia eólica. A rotina pacata foi ameaçada por uma bruxa má que resolveu interromper a fonte de vento que abastece todos moradores do local. O urso, o cachorro, o gato, a coruja e o sapo estão determinados a impedir os planos maléficos. Criatividade e as diferentes habilidades das espécies serão cruciais na jornada para deter a bruxa.

"Pequeno Grande Panda" vai ao ar às 21h e se passa nas florestas da China: o habitat dos ursos que se tornaram símbolo da vida selvagem daquele país. Manchu é um panda que, com a ajuda de amigos da fauna chinesa, tenta proteger o vale onde mora da ação humana – uma nova hidrelétrica ameaça alagar a casa de Manchu e destruir o ecossistema do qual eles fazem parte. Guiado pelos ensinamentos místicos de seus ancestrais, o pequeno urso mobiliza a comunidade, faz alianças improváveis com outras espécies e conhece fontes alternativas de energia.