As histórias de sobreviventes britânicos, contadas pelos próprios, que precisaram lutar para sobreviver a grandes catástrofes naturais são tema de Extreme Weather: The Survivors, série inédita que estreia no canal BBC Earth na próxima segunda-feira, 18 de janeiro, às 23 horas, no ar em seis programas. O primeiro episódio será exibido também na terça-feira, 19 de janeiro, às 14h30. Imagens impressionantes da força da natureza captadas exatamente no momento em que ela se manifestou são intercaladas aos depoimentos emocionados de quem conseguiu superar momentos de terror e desespero por conta de condições climáticas extremas.

A série traz análises de especialistas em meteorologia e em técnicas de sobrevivência, que comentam cada um dos casos exibidos. No programa de estreia, os amigos e caçadores de tempestade James Reynolds e Mark Thomas contam a viagem que fizeram para Filipinas a fim de filmar o tufão Haiyan, em 2013. A equipe de produção acabou presa em um hotel, que começou a alagar com as chuvas. Em meio ao drama, eles conseguiram registrar parte da tempestade que contou com ventos de mais de 300 quilômetros por hora, deixou ao menos 7 mil mortos e é considerado o maior desastre natural da história das Filipinas.

As chuvas também atormentaram a vida de três amigos que, ao fazer uma expedição em uma área montanhosa da Turquia, acabaram se perdendo enquanto o nível do rio subia e colocava a vida deles em risco. Eles contam, de forma emocionada, como sobreviveram oito dias perdidos no local. As águas também foram o drama de duas famílias que passavam férias no sul da França, em 2010. Com chuvas pesadas, os rios da região transbordaram e arrastaram carros, casas e deixaram muitos turistas ilhados. O programa mostra imagens assustadoras da força da água no evento climático que deixou ao menos 25 mortos.