O Green Day começou a carreira fazendo um som cheio de energia, que trazia de volta, mas com novo fôlego, o memorável punk rock dos anos 1970 com pitadas de ska. A banda é destaque no The Biography Channel, no dia 19 de abril, sexta-feira, às 17h.

- Publicidade -

Originalmente intitulada Sweet Children, a banda foi formada na Califórnia em 1987 por Billie Joe Armstrong e Mark Dirnt. Mas começou a ser reconhecida no circuito do rock ao convidarem o baterista John Kiffmeyer, mais conhecido como Al Sobrante e ao mudar seu nome para Green Day, em referência ao fato de fumarem maconha o dia inteiro. Após o lançamento de seu primeiro álbum 39/Smooth (1990), o Green Day e de uma turnê de sucesso na Europa, o Green Day passou a chamar a atenção das grandes gravadoras. Contratados pela Reprise Records e com seu novo baterista, Tré Cool, lançaram Dookie (1994), disco celebrado até hoje como um dos melhores representantes do punk, mas ao mesmo tempo criticado pela cena independente que alegou que o trio havia se vendido à indústria fonográfica. Sobre isso, o líder da banda Billy Joe Armstrong afirmou à revista Spin (especializada em música) não ter nenhum tipo de arrependimento: “eu não poderia voltar à cena punk, ou nós éramos o maior sucesso do mundo ou o maior fracasso. A única coisa que eu poderia fazer era subir em minha moto e seguir em frente”.


Green Day é destaque no Bio.
Divulgação/Bio.

Dez anos depois de terem atingido o sucesso mundial, já sem a mesma popularidade da época de Dookie, o Green Day deu nova guinada e em 2004 a banda retornou com um som diferente e mais melódico com o álbum American Idiot, que o consolidou entre os nomes essenciais da história da música – em 2010 foi inspiração para o musical da Broadway American Idiot – The Original Broadway Cast Recording. Seus últimos trabalhos, a trilogia Uno!, Dos!, Tré!, lançada no ano passado, foram muito bem avaliados por crítica e público, mas o check-in de Billy Joe na reabilitação adiou a turnê. Plenamente recuperado desde 2013, ele de voltar aos palcos em breve.

"Green Day" pe destaque no The Biography Channel, dia 19 de abril, às 17h.

- Publicidade -