O secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Luis Azevedo, recebeu o Ministro das Comunicações da Nicarágua, Orlando José Castillo, para aprofundar da cooperação entre os dois países na área de telecomunicações.

- Publicidade -

Durante o encontro, realizado no final de agosto, na sede do MiniCom, foi assinado um Memorando de Entendimento sobre as áreas de capacitação técnica em serviços de satélite e TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação).

"É de interesse comum ajudar a Nicarágua a ter seu próprio satélite, e nós já temos o know-how necessário para isso", afirmou Azevedo. O país da América Central adotou, no início de agosto, o padrão Nipo-Brasileiro de TV Digital. "Nós vamos capacitá-los nesse sistema", disse o secretário-executivo.

O padrão nipo-brasileiro de TV digital proporciona maior qualidade da imagem e do som, possibilita a interatividade com o telespectador e acesso por dispositivos móveis, como celulares, tablets e aparelhos GPS. Nos acordos para implantação desse sistema, estão previstas capacitação tecnológica e transferência de tecnologia para os países que optaram pelo ISDB-T.

O sistema também já foi adotado Uruguai, Argentina, Paraguai, Chile, Bolívia, Peru, Equador, Venezuela, Costa Rica, Botswana, Guatemala, Honduras, Maldiva, Sri Lanka e Filipinas, além de Brasil e Japão. (Com Ministério das Comunicações).

- Publicidade -