Primeiro canal brasileiro com uma programação inteiramente dedicada à arte e à cultura, o ARTE 1 é lançado oficialmente nesta semana. Dança, música clássica e popular brasileira, cinema, artes visuais, literatura, teatro, ópera: são 24 horas, sete dias por semana, no ar com um conteúdo especialmente pensado para quem se interessa por arte.

- Publicidade -


Carol Gherardi / Band

O canal, que teve pré-estreia em dezembro do ano passado na GVT TV, Sky e na Claro TV, está disponível nos pacotes básicos das principais operadoras de TV por assinatura do Brasil, o que significa uma abrangência de cerca de 10 milhões de assinantes. “Temos como objetivo democratizar o acesso à cultura, a partir da apresentação de conteúdo de qualidade, com um acabamento impecável”, afirma Rogério Gallo, diretor-geral do ARTE 1.

O canal ARTE 1 recebeu a classificação de “canal brasileiro de espaço qualificado”, dada pela Ancine – Agência Nacional de Cinema. Este selo faz com que o canal possa ser incluído pelas operadoras na cota de conteúdo nacional, conforme consta na nova lei da TV paga (12.485/2011).

A programação inicial terá como destaque duas produções próprias: o ARTE 1 em Movimento e o Estilo ARTE 1. O primeiro é uma revista semanal com as principais notícias de cultura do Brasil e do mundo. Apresentado por Gisele Kato, editora-chefe do canal, o programa abre um espaço inédito na televisão nacional para todas as manifestações artísticas: artes visuais, cinema, teatro, dança, música e literatura. Destaca tanto nomes consagrados como os jovens talentos de cada área.


Carol Gherardi / Band

Já o Estilo ARTE 1 traz as principais novidades e tendências de arquitetura, design, moda, alta gastronomia e luxo. Em cada programa, especialistas dão dicas sobre suas áreas e revelam lugares e produtos que ainda são pouco conhecidos do grande público.

Entre os filmes nacionais que serão veiculados pelo canal, nas sessões Cine Clube ARTE 1 e Cine Clube ARTE 1 Clássicos, há desde películas dirigidas por Rogério Sganzerla, Luís Sérgio Person e Leon Hirszman, até produções contemporâneas feitas por cineastas como Marcelo Gomes, Karim Aïnouz, Cláudio Assis e Petrus Cariry.

Na lista das produções internacionais, de estrelas do cinema de arte, como Alfred Hitchcock, Federico Fellini e Jean Renoir, aos vencedores dos principais festivais de hoje, caso de Pedro Almodóvar, Gus Van Sant, Michael Haneke e Amos Gitaï. O ARTE 1 também dará espaço para documentários premiados, como Edifício Master, Jogo de Cena, Cildo, Janela da Alma, e os internacionais Jean-Michel Basquiat e O Homem de Aran, todos dentro da faixa ARTE 1 Documenta.

Na música erudita, a faixa ARTE 1 IN Concert concentra a programação do canal que contempla concertos de maestros que já entraram para a história, caso de Herbert Von Karajan e Leonard Bernstein, e, também, nomes que vêm se destacando atualmente, como Gustavo Dudamel e Claudio Abbado.

O ARTE 1 vai ao ar pela Sky (canal 101), Net (canal 115), Claro (canal 31), GVT (canal 84), Oi TV (canal 85) e Neo TV.

- Publicidade -