[creditos:e5ff8e1d9f]
Nelson Xavier e Fernanda Montenegro em "A Dama do Estácio" (Divulgação/Canal Brasil)[/creditos:e5ff8e1d9f]
No Dia Internacional da Mulher (08), o Canal Brasil exibe produções que exploram questões relevantes ao universo feminino e passam longe dos clichês. A programação especial começa às 18h com o documentário “Arte de Menina”, o diretor entrevista mulheres de diversos campos, entre desenhistas, tatuadoras, quadrinistas e musicistas para investigar como surgiu a paixão por seus respectivos ofícios, descobrir os primeiros passos dentro da ocupação e os estímulos e obstáculos por elas enfrentados.

Às 19h vai ao ar o documentário inédito "Olhar de Nise", o filme com codireção de Pedro Zoca remonta a história da médica alagoana Nise da Silveira com depoimentos e encenações de momentos cruciais da sua vida, e a última entrevista concedida por ela em vida, dois anos antes de morrer, aos 94 anos. O documentário traz relatos dos seus amigos, colaboradores, intelectuais e ex-pacientes.

Às 22h, tem o documentário inédito "Precisamos Falar de Assédio", onde uma van fez as vezes de estúdio e parou em nove locais de São Paulo e do Rio de Janeiro. O objetivo era coletar depoimentos de vítimas de qualquer tipo de assédio. Ao todo, 140 decidiram falar. O filme ouviu relatos de pessoas de 14 a 85 anos, de zonas nobres ou periferias das duas cidades, com diferenças e semelhanças na violência que acontece todos os dias e pode se dar dentro de casa, em um beco escuro ou no meio da rua, à luz do dia.

"A Dama do Estácio" vai ao ar às 23h30. O filme "A Falecida" é uma adaptação da obra homônima de Nelson Rodrigues. O filme estrelado por Paulo Gracindo, Ivan Cândido e José Wilker marcou a estreia cinematográfica de Fernanda Montenegro. Quase cinco décadas após seu lançamento, a atriz volta a interpretar Zulmira, uma garota de programa obcecada pela própria morte, no primeiro curta-metragem de Eduardo Ades. Nessa continuação do clássico da década de 1960, a protagonista, já distante da juventude do primeiro ato, continua com a ideia fixa de que está em seus últimos dias. A neurose com o fim de sua existência toma conta de seu pensamento, e ela decide garantir o caixão para seu futuro enterro. Para isso, ela vai mexer com os sentimentos de Tibira (Nelson Xavier), homem apaixonado pela garota de programa.

Programação especial Dia Internacional da Mulher acontece no dia 08 de março, a partir das 18h no Canal Brasil.