O longa "A Estrada 47" estreia nesta terça (24) no Canal Brasil e após a exibição do filme, o canal exibe três documentários com relatos de oficiais enviados à 2ª Guerra Mundial.

O premiado "A Estrada 47" é drigido por Vicente Ferraz, o longa se passa durante a Segunda Guerra Mundial, o Brasil era aliado dos Estados Unidos, Inglaterra e França. Na época, foram encaminhados mais de 25 mil soldados da FEB (Força Expedicionária Brasileira) para combater os inimigos. Depois de sofrerem um ataque de pânico coletivo, no sopé do Monte Castelo, os soldados precisam decidir se retornam para o batalhão e correm o risco de enfrentar a Corte Marcial por abandono de posto, ou voltam para a posição da noite anterior e se arriscam a enfrentar um ataque surpresa do inimigo. É quando conhecem o jornalista Rui, que conta sobre um campo minado ativo e eles acham ser essa a chance de se redimirem da mancada que cometeram, mas muita coisa ainda está por acontecer e a guerra está longe de acabar. No elenco nomes como Daniel de Oliveira, Francisco Gaspar, Júlio Andrade, Gero Camilo, Thogum dentre outros.

Após a exibição do longa, serão exibidos em sequência "Relatos da Segunda Guerra – Um Ucraniano na FEB" sobre o ucraniano veio para o Brasil após a Revolução Russa, e atuou como professor na Universidade de São Paulo (USP), lecionando literatura russa e traduzindo livros da língua cirílica para o português; "Relatos da Segunda Guerra – O Homem Que Voltou do Castelo" sobre o sergipano José Candido, que fez parte do Batalhão Sampaio, parte da célebre tomada de Monte Castelo no rigoroso inverno de 1944 e "Relatos da Segunda Guerra – Um Soldado Perdido na Floresta" sobre o filho de pai brasileiro e mãe alemã, Nicolau Hitt, que lutou na Frente Russa na 2ª Guerra Mundial e após o conflito, veio ao Brasil e encontrou lugar para se dedicar à a preservação do meio ambiente e a cultura indígena.

"A Estrada 47" é o filme do mês no Canal Brasil no dia 24 de novembro, às 22h. Logo em seguida serão exibidos os documentários, a partir das 23h45.