canalbrasil Hoje (24), o Canal Brasil estreia o longa "Primeiro Dia de um Ano Qualquer", filme inédito de Domingos Oliveira, coproduzido pelo canal. Foi exibido no Festival do Rio e ganhou o Kikito de melhor roteiro no Festival de Gramado em 2013. No elenco nomes como Maitê Proença, Priscilla Rozenbaum, Ney Matogrosso, Alexandre Nero, Dedina Bernardelli, Clarice Falcão e o próprio Domingos Oliveira.


Cena do filme "Primeiro Dia de um Ano Qualquer"
Divulgação/Canal Brasil

Na manhã seguinte à festa de réveillon, convidados de Consuelo Castilhos (Maitê Proença), uma famosa atriz de televisão, se reúnem numa casa de campo, na Região Serrana do Rio de Janeiro. Do amanhecer até o fim da noite, os personagens se cruzam, todos em crise, enfrentando as mais variadas finitudes e limitações. Procurando um sentido para as próprias existências, eles aproveitam o encontro e chegam à conclusão de que o mundo não vai acabar tão cedo e que a vida deve continuar seu curso. Cada qual à sua maneira, vivem pequenos dramas, aliviados com doses de comédia.

O cineasta Napoleão (Domingos Oliveira), um dos integrantes da comemoração, narra a trama. Como o velhinho coadjuvante que faz piadas irônicas o tempo inteiro e também reflete sobre as figuras à sua volta, estabelece um discurso antropológico e reflexivo, com tendências analíticas e filosóficas. Destaque para a pequena e bem-humorada participação de Ney Matogrosso, cantando no karaokê e sendo humilhado por criancinhas desafinadas, numa divertida piada autorreferente.

"Primeiro Dia de um Ano Qualquer" estreia dia 24 de junho, às 22h no Canal Brasil.