Metade dos novos empreendedores brasileiros tem até 34 anos, segundo a pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor/2013), o maior estudo sobre empreendedorismo no mundo. Além da pouca idade, eles têm em comum a criatividade para lidar com situações corriqueiras e a habilidade de enxergar novas oportunidades de negócios no cotidiano.

Pensando em motivar e inspirar ações inovadoras entre os jovens, o Futura e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae lançam o #projetoempreender. A iniciativa reúne a produção de um programa de TV, interprogramas de curta duração e um jogo virtual.

O programa chegará à tela do Futura no dia 22 de outubro, quarta-feira, às 16h30, e vai apresentar histórias de 78 jovens, entre 13 a 24 anos, de diferentes lugares do país, que criaram produtos e serviços com grande potencial, a partir de sua própria vivência pessoal. Eles atuam em diversos segmentos, como música, moda, artes visuais, gastronomia e digital.

Dentre os protagonistas da série, com 26 episódios, estão os cariocas Natan Gorin, de 14 anos, e Luana Cavalcante, 20. O rapaz criou e desenvolveu dois aplicativos que já estão disponíveis no mercado. O IBoletim e o MathYou surgiram para ajudar os colegas de escola, que tinham dificuldade em calcular as notas que precisavam tirar nas provas e no entendimento dos exercícios de matemática. Com 10 anos, Natan começou a programar sites, mas migrou para o campo dos aplicativos de smartphones, mais promissor, segundo ele, pois está mais presente no dia a dia das pessoas. O IBoletim Brasil, já disponível gratuitamente no iTunes, auxilia pais e estudantes que querem acompanhar o desempenho na escola, faculdade.