A partir do dia 12 de dezembro (sábado), o Cine Conhecimento estreia no Canal Futura a Mostra Rossellini. O programa exibe a trilogia de guerra do diretor Roberto Rossellini, um dos ícones do neorrealismo italiano: “Roma, Cidade Aberta”; “Paisà” e “Alemanha, Ano Zero”. Os três filmes retratam histórias ligadas à situação da Europa durante e depois a Segunda Guerra Mundial, de forma tocante, humanista e realista.

Para abrir a Mostra Rossellini, a apresentadora Lorena Calábria conversa com o cineasta e documentarista brasileiro Joel Pizzini sobre o estilo de Rossellini, a vinda dele ao Brasil em 1958 e a grande influência que teve no Cinema Novo brasileiro. O programa também aborda informações técnicas, curiosidades, premiações, análise de linguagens, além de aspectos históricos, culturais, sociais e comportamentais das produções cinematográficas.

Após a entrevista, será exibido o filme “Roma, Cidade Aberta” (1945), que mostra a ocupação nazista em Roma. No dia 19/12, às 22h, é a vez de “Paisà” (1946), que venceu o Oscar de Melhor Roteiro Original, e no dia 26/12, “Alemanha, Ano Zero” (1948) fecha a mostra com uma história que se passa na Alemanha pós-guerra.