arte1 O cineasta Luiz Sérgio Person é homenageado pelo Arte 1 a partir desta quinta-feira. Entre suas principais obras estão "São Paulo Sociedade Anônima" e "O Caso dos Irmãos Naves", filmes que o canal exibe em diversas sessões do "Cine Clube Arte 1 Clássicos". O canal também leva ao ar o documentário "Person" (dia 23 de julho, às 21h). Dirigido por Marina Person, filha do cineasta, o longa retrata a vida e a obra de Luiz Sérgio Person que, além de diretor, foi roteirista e ator, morrendo precocemente durante um acidente de carro aos 39 anos.

- Publicidade -


Cena de "O Caso dos Irmãos Naves" em destaque na programação
Reprodução

‘São Paulo Sociedade Anônima’ (dia 24 de julho, às 21h30) é uma produção de 1965 e traz Walmor Chagas, Darlene Glória, Eva Wilma, Etty Fraser entre outros nomes no elenco. O filme é um grande painel sobre o impacto das transformações sociais e econômicas na cidade de São Paulo provocadas pelo surto da implantação da indústria automobilística no Brasil, sob a ótica de um indivíduo em ascensão. Após casar-se, ter amantes e progredir socialmente, unindo-se a um empresário do setor automobilístico, ele entra em crise e tenta abandonar sua carreira e sua vida conjugal. Já ‘O Caso dos Irmãos Naves’ (dia 26 de julho, às 21h30) tem Anselmo Duarte, John Herbert, Juca de Oliveira, Raul Cortez no elenco. A pacata cidade mineira de Araguari assiste ao inexplicável julgamento dos irmãos Sebastião e Joaquim Naves, na década de 40, durante a ditadura do Estado Novo.

O programa "Arte 1 no Cinema" (dia 18 de julho, às 22h30) traz uma conversa sobre Luiz Sérgio Person com os críticos Orlando Margarido e Ninho Moraes, autor do livro "Radiografia de um Filme: São Paulo Sociedade Anônima". Enquanto "Arte 1 em Movimento" (dia 21 de julho, às 22h30) vem com uma entrevista exclusiva com a esposa de Luiz Sérgio Person, Regina Jahé, e suas filhas Marina e Domingas Person. Na conversa, elas falam de suas memórias sobre Person, além de curiosidades sobre a forma como ele dirigia seus filmes.

- Publicidade -