A história de uma mãe viúva desaparecida na Irlanda do Norte durante os violentos conflitos ocorridos no país nos anos 70 é o ponto de partida do programa "WORLD’S UNTOLD STORIES: SECRETS OF THE BELFAST PROJECT", exibido pela CNN International. Depois de 40 anos do período conhecido como The Troubles, novas gravações, até então trancadas no arquivo de uma faculdade americana, começam a surgir. Os testemunhos em áudio trazem as versões dos dois lados do conflito e contém possíveis evidências que podem ameaçar o delicado acordo de paz estabelecido no local.

- Publicidade -

Gerry Adams, político e ex-chefe do Exército Irlandês Republicano, é o homem apontado como responsável por trazer a trégua à Irlanda do Norte, mas sempre negou de forma veemente algumas acusações contidas nas fitas. No entanto, muitos pensam que elas podem ser a chave para resolução dos assassinatos da época em que irlandeses católicos tiveram que se submeter ao governo de ingleses protestantes, até conquistarem sua independência.

"WORLD’S UNTOLD STORIES: SECRETS OF THE BELFAST PROJECT"
examina a batalha ainda em curso entre famílias, políticos, tribunais e universidades, tanto as que buscam a verdade, como os que querem escondê-la. O documentário vai ao ar neste sábado, dia 26 de maio, às 10h, 16h e 22h, e no domingo, dia 27 de maio, às 7h e 23h, na CNN International.

- Publicidade -