No dia 19 de agosto o SBT chega a um marco em sua trajetória e comemora seu aniversário de 30 anos. A festa começa com a volta do crescimento da audiência. Neste ano, o SBT consolidou-se como a emissora da classe C, a classe que mais cresce no País. E é com o seu público, essencial nessa trajetória de sucesso, que o SBT quer festejar, ao lançar a campanha “SBT. 30 anos com você.”, desenvolvida pela agência Publicis.

- Publicidade -

Os telespectadores serão as estrelas da casa, ao darem sugestões e opinarem através do site www.sbt.com.br/ideias, para que o SBT seja cada vez mais a emissora com a cara dos brasileiros. “Valorizamos tanto a opinião dos telespectadores que abrimos nosso site para receber sugestões das pessoas que acompanham o SBT e que vão nos ajudar a construir uma emissora cada vez melhor”, diz Daniela Beyruti, diretora artística e de programação do SBT.

Para celebrar essa história emocionante, o MUBA – Museu Brasileiro de Belas Artes, lança a exposição “SBT 30 anos”, que vai reunir um acervo inédito com o melhor do arquivo de vídeos, fotos, objetos de cena e figurinos originais da emissora. A exposição ficará em cartaz de 24 de agosto a 24 de outubro de 2011.

Uma semana de grandes comemorações

Para celebrar com muita alegria os 30 anos do SBT, uma semana inteira especial com o melhor de sua programação. Além de matérias especiais nos telejornais, alguns programas da casa, como “Domingo Legal”, “Qual é o Seu Talento” e “Programa do Ratinho” terão edições comemorativas. E os tão aguardados episódios perdidos de Chaves serão exibidos durante a semana. São nove episódios que foram recuperados e remasterizados pela equipe técnica da emissora.

Confira:
Domingo (14) – “Domingo Legal Especial” com participação de Patati Patatá fazendo homenagem aos 30 anos e ao Dia dos Pais;
Segunda-feira (15) – “Qual é o seu Talento? Especial” com artistas e ex-artistas da casa demonstrando aptidões diferentes do habitual no “Qual é o seu Outro Talento?”;
Quarta-feira (17) – “SBT Repórter Especial: A História de um Sonho” vai relembrar a trajetória do SBT desde a primeira concessão, em 1976, TVS canal 11 do Rio de Janeiro até completar 30 anos. Público, rede de emissoras do SBT, e as personalidades dão depoimentos sobre a emissora;
Quinta-feira (18) – “A Praça é Nossa Especial” com reapresentação dos melhores quadros, personagens e convidados da Praça;
Sexta-feira (19) – “Programa do Ratinho Especial” com a entrevista que o apresentador fez no México com Roberto Bolaños (Chaves) e Florinda Meza (Dona Florinda). Na sequência, um episódio de Chaves encenado por humoristas da “Praça é Nossa” com a direção de Marcelo de Nóbrega e redação de Carlos Alberto de Nóbrega.

O melhor do cinema

O SBT vai levar o melhor do cinema para o público. Na seleção dos filmes que serão exibidos na semana de seu aniversário, os blockbusters:

“Speed Racer”
“Batman : O Cavaleiro da Trevas”
“O Curioso Caso de Benjamin Button”

E durante o mês de agosto tem de aventura a romance com os inéditos:

“Relação Indecente : A Sociedade Secreta”
“A Vingança de Willard”
“Filhos da Máfia”
“Bem-Vindo ao Jogo”
“O Homem Duplo”
“Alfie : O Sedutor”
“Retrograde”
“Um Crime de Mestre”
“Meu Pai é Mãe da Equipe”
“O Outro Conto da Nova Cinderela”

Interatividade total

O novo site do SBT www.sbt.com.br entra no ar na madrugada do dia 19. Utilizando a mesma identidade visual da televisão, o site terá novo layout, mais moderno e dinâmico, usando cores para diferenciar cada categoria. Além disso, a programação ganhará um novo formato, com mais informações sobre as atrações, assim como a página de filmes, o SBT Vídeos, com uma melhor identificação do conteúdo, e as promoções, com mais facilidade para o internauta que deseja participar.

Programa do Ratinho com você – Os telespectadores irão interagir mandando mensagens via SMS ao vivo para o Ratinho. O apresentador poderá fazer perguntas para o público. As respostas aparecerão na tela da TV e poderão também ser lidas no ar;

Escolha o filme que quer ver – Para festejar os 30 anos da emissora, o público irá escolher, através de enquetes no site, os filmes que serão exibidos durante a semana de aniversário. É facil participar, para escolher entre "Speed Racer" e "Batman: O Cavaleiro das Trevas", basta enviar, via sms, a letra S para 72851 para votar em Speed Racer e a letra B para o número 72851 para assistir Batman: O Cavaleiro das Trevas". O que computar mais votos, será exibido no dia 19 de agosto, sexta-feira, às 23h. Para votar em Speed Racer, mandar S para 72851. Para Votar em Batman: O Cavaleiro das Trevas, mandar B para 72851, ou pelo site: http://www.sbt.com.br/teladesucessos/votacao/;

Redes Sociais – Os perfis oficiais do SBT no Twitter (@sbtonline) e no Facebook (www.facebook.com/SBTonline) ganharão uma nova roupagem associada aos 30 anos e trarão em primeira mão todas as novidades do aniversário da emissora.

Concurso Cultural SBT 30 anos – Durante o mês de aniversário de 30 anos do SBT quem ganha presente é o telespectador, que poderá levar para casa objetos pessoais de seus artistas preferidos. A gravata do André Vasco, a camiseta do Yudi, o terno do Celso Portiolli e o vestido da Priscilla são apenas alguns dos prêmios que o SBT vai dar durante todo o mês de agosto através de sua conta no Twitter (@SBTonline). A novidade faz parte do Concurso Cultural SBT 30 Anos, que começou dia 1º de agosto, ao meio-dia, via Twitter. São 30 dias de prêmios para quem enviar a melhor resposta para cada uma das perguntas postadas no perfil @SBTonline e no site do SBT (www.sbt.com.br). Para participar, o internauta deve ser seguidor do perfil @SBTonline e postar a resposta em sua conta no Twitter dentro do prazo estipulado. O regulamento está disponível no site do SBT.

30 anos 30 carros – Até o dia 3 de dezembro o SBT vai premiar os telespectadores com 30 carros, na promoção “30 anos, 30 carros”. O público participa de um quiz com perguntas sobre os 30 anos do SBT via SMS, ao custo de R$ 1,99 cada mensagem. A cada resposta o participante recebe um número da sorte, com o qual concorre a dois sorteios semanais, às quartas e sábados. São dois carros por semana até dezembro.

Frota de cara nova – A frota de carros do SBT, que conta com mais de 120 veículos, vai ganhar cara nova. Os veículos serão envelopados com o logo do SBT, ganhando um ar mais colorido e moderno.

Exposição “SBT 30 anos”

Em 19/08/1981 nascia o Sistema Brasileiro de Televisão, SBT, com o intuito de trazer mais alegria, informação e emoção à casa de todos os brasileiros. Desde esse dia, já se passaram 30 anos, e para relembrar com carinho os melhores e mais emocionantes momentos dessa história, o MUBA – Museu Belas Artes de São Paulo, na Vila Mariana preparou a exposição “SBT 30 anos”, que ficará em cartaz de 24 de agosto a 24 de outubro de 2011.

A exposição será dividida em ambientes temáticos:

Dramaturgia
Programas de Auditório
Jornalismo
Institucional
Shows, Humor e Realities
Infantis

Cada ambiente exibirá vídeos, clipes, e objetos originais – como figurinos, peças de cenário e equipamentos – utilizados nas produções que marcaram época no SBT.

Campanha de marketing – “SBT. 30 anos com você.”

A agência Publicis preparou uma campanha especial para os 30 anos do SBT com novo logotipo, novo slogan, e nova identidade visual, veiculada nas principais mídias desde domingo, 7 de agosto. O conceito da campanha “SBT. 30 anos com você” nasceu do desejo da emissora de celebrar a data com todos os brasileiros. O convite é feito em cada peça da campanha, divulgando o espaço exclusivo criado no site da emissora para a ação: “Acesse www.sbt.com.br/ideias e mande suas ideias”.

Os artistas da emissora também são destaque na comunicação, que conta com um comercial que será exibido ao longo da programação do SBT. Foram criados anúncios para veiculação nos principais jornais e revistas do país, além de um encarte interativo em que post its coloridos cobrem a palavra você, formada sob um mosaico com fotos de telespectadores. Em um dos anúncios que destaca a programação da emissora o título diz: “Um canal que tem tudo para agradar quem mais importa: Você”.

Haverá adesivagem de vagões do metrô de São Paulo. A emissora também receberá adesivos especiais em seus espaços internos, em uma ação de endomarketing que vai chamar a atenção dos funcionários e visitantes da emissora para o conceito “SBT. 30 anos com você.”.

Evento comemorativo para o mercado

O SBT vai levar 300 publicitários, artistas da casa, e convidados da imprensa, para passar um fim de semana animadíssimo no hotel Sofitel Jequitimar, no Guarujá, litoral de São Paulo. Entre os dias 19 e 21 de agosto, os convidados vão ter acesso ao pedaço mais charmoso do litoral Sul de São Paulo, vão participar de jantares, comemorações com música ao vivo, atividades ao ar livre, workshops e palestras.

SBT em números

30 anos de vida;
Emprega cerca de 4 mil funcionários em sua rede;
44 colaboradores diretos trabalham no SBT desde 19/08/1981;
Mais de 12 milhões de telespectadores de todas as faixas etárias e classes sociais assistem diariamente ao SBT;
24 horas de programação diária diversificada;
Participação de 14% em audiência e 18,8% do bolo publicitário do meio televisão;
Atinge 186 milhões de telespectadores;
Está presente em 97% dos lares com televisão;
Apresenta mais de 20 seriados campeões de audiência na escolha do público;
Todos os anos, exibe dezenas de filmes campeões de bilheteria, pela primeira vez na TV;
Na sede na Vila Guilherme, recebia 400 pessoas por semana para compor seus auditórios. O Complexo Anhangüera recebe em média 5 mil pessoas por mês;
O site do SBT recebe mais 4 milhões de visitantes/mês e tem mais de 20 milhões de pageviews/mês;
Entrou para o Guiness 93, por ter um dos programas mais duradouros da TV. O "Programa Silvio Santos" tem mais de 30 anos.
Estúdios:
Área Estúdio 01 = 677,85 m2
Área Estúdio 02 = 672,60 m2
Área Estúdio 03 = 678,60 m2
Área Estúdio 06 = 751,66 m2
Área Estúdio 07 = 812,41 m2
Área Estúdio 08 = 812,41 m2
Ampla e moderna redação de Jornalismo

Grandes estreias do ano

O primeiro semestre de 2011 foi marcado por grandes estreias no SBT. A segunda temporada do reality show “Solitários” foi sucesso mostrando o confinamento dos participantes sob o comando da autoritária Val. Outro reality que agradou, e emplacou duas temporadas em sequência, foi a competição de cantores mirins “Cantando no SBT”, comandada por Yudi Tamashiro e Priscilla Alcântara com Afonso Nigro como jurado.

Quem tem talento para a dança também teve espaço na programação do SBT, com a primeira temporada de “Se Ela Dança, Eu Danço”. Apresentado por Ligia Mendes e Beto Marden, o programa contou com a experiência dos jurados Jarbas Homem de Mello, João Wlamir e Lola Melnick, e revelou John Lennon da Silva. Um garoto simples e tímido, que arrancou lágrimas dos jurados ao fazer sua apresentação. O programa emocionou, divertiu com candidatos inusitados, e conquistou fãs, garantindo lugar para sua segunda temporada.

Dificuldades de relacionamento não são mais problema pra quem está ligado no SBT. A conciliadora de casais e terapeuta sexual Ana Canosa entrou em cena no “SOS Casamento” para solucionar os problemas mais variados da vida a dois. E quem ainda não encontrou o par perfeito conta com a ajuda do psiquiatra Jairo Bouer e da consultora de imagem Alana Rodrigues, os experts do “Esquadrão do Amor”.

No segundo semestre, a psicóloga Suzy Camacho ocupa a faixa nobre nas noites de sexta com o “Quem Convence Ganha Mais”. Além de terem seus conflitos pessoais resolvidos com conselhos de uma profissional, os participantes levam prêmios de R$ 2 mil e R$ 1 mil.

E o mais novo programa comandado por Silvio Santos, “Um Milhão na Mesa”, tem estreia prevista para este semestre, num emocionante jogo que vai dar prêmios de até R$ 1 milhão.

Dramaturgia

A segunda trama escrita por Tiago Santiago para o SBT, Amor e Revolução, estreou em abril causando furor e polêmica ao tratar de um tema tabu na televisão brasileira: o período da Ditadura Militar no Brasil. Com direção de Reynaldo Boury, e protagonizada por Cláudio Lins, como José Guerra, e Graziela Schmitt, no papel de Maria Paixão, a novela tem produção refinada, com direito a efeitos especiais e caracterização de época detalhada para retratar fielmente moda e costumes dos anos 60.

Além de mostrar cenas de tortura, perseguição e conflitos entre militares e estudantes, repletas de ação, a novela exibiu pela primeira vez um beijo gay na televisão brasileira. Protagonizada pelas atrizes Luciana Vendramini, que interpreta Marcela, e Giselle Tigre, Marina, a cena foi exibida no dia 12 de maio de 2011, e entrou para a história da TV, com repercussão em veículos internacionais, e elogios da crítica especializada.

Jornalismo crítico e dinâmico

O ano do jornalismo no SBT começou com novidades, quando o canal anunciou a transmissão do SBT Folia, e passou a ser a emissora oficial do Carnaval de Salvador. Em parceria com a TV Aratu, afiliada da Bahia, a cobertura completa do maior Carnaval do planeta mobilizou uma equipe de mais de 500 profissionais, e teve 100% de captação de imagens em HD.

A equipe de feras do jornalismo ganhou reforço, com a contratação de Joseval Peixoto e Rachel Sheherazade. Eles assumiram a bancada do SBT Brasil, e fazem um jornal dinâmico e opinativo. A dupla Carlos Nascimento e Cynthia Benini passou a comandar o Jornal do SBT Noite, com Karyn Bravo à frente da previsão do tempo. O Jornal do SBT Manhã ficou sob o comando de Hermano Henning e Analice Nicolau, e a repórter Joyce Ribeiro vai mostrar matérias especiais sobre os assuntos mais variados. Para completar o time de estrelas do jornalismo, Alberto Villas, com mais de 40 anos de experiência e credibilidade tornou-se o novo diretor de jornalismo do SBT.

Memória preservada – Festival SBT 30 anos

As comemorações dos 30 anos da emissora já fazem parte da programação da emissora desde maio, com a estreia do Festival 30 anos. Apresentado por Patrícia Abravanel, que faz com o programa sua estreia na televisão, o Festival resgata os melhores e mais divertidos momentos dessas três décadas em que o SBT trouxe alegria e emoção para os telespectadores brasileiros.

- Publicidade -